Hospital de Guimarães promove consultas de exercício físico para doentes oncológicos
As consultas, assim como o planeamento, são personalizadas e individuais.
É do conhecimento geral que a prática regular e exercício físico é fundamental para o bem-estar físico e psicológico e, nesse sentido, “os doentes oncológicos, durante e após tratamentos, devem manter a sua atividade física dentro do possível”, explica o Hospital de Guimarães.
Nesta população em específico, o exercício físico ajuda, explicam em comunicado, “a minimizar alguns dos efeitos colaterais que possam surgir com os tratamentos que estes doentes fazem, permitindo melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde”.
Para combater a inatividade física apresentada pela população oncológica, o Hospital da Senhora da Oliveira terá mensalmente consultas de exercício físico aos doentes oncológicos, realizadas por Tiago Rafael Moreira, especialista na área.
As consultas visam a análise dos índices de atividade física dos doentes, avaliação das capacidades físicas e mobilidade articular e, consequente, aconselhamento e prescrição de um plano de exercícios a realizar. As consultas, assim como o planeamento, são personalizadas e individuais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Daniel Sousa foi apresentado por António Miguel Cardoso em conferência de imprensa nesta quinta-feira, 26 de dezembro, no auditório do estádio D. Afonso Henriques. O novo técnico da equipa principal assina um contrato de um ano e meio. Daniel Sousa já orientou a equipa no treino da tarde, de preparação para o último jogo do ano, no Algarve, frente ao Farense. O encontro está agendado para domingo pelas 15h30.
Dezembro 26, 2024
“Ficámos contentes por conseguir corresponder às expetativas das pessoas”, disse o presidente da Junta ao Mais Guimarães, referindo que, na realidade, “esta agregação, em termos de comunhão e partilha entre as pessoas, não existiu, não houve a verdadeira agregação entre os povos”. Tiago Rodrigues comentou a desagregação da sua União de Freguesias, que acontecerá nas próximas eleições autárquicas, em setembro ou outubro de 2025.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, seis Uniões de Freguesia, juntas desde 2013, vão desagregar-se no próximo ano, nas eleições autárquicas. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.