Hospital Senhora da Oliveira obtém “excelência clínica” em 14 áreas
O Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, foi um dos quatro hospitais melhores classificados pela ERS (entidade reguladora da saúde), nas 16 áreas clínicas que a ERS utilizou para avaliar o grau de “excelência clínica dos estabelecimentos de saúde hospitalar”, públicos e privados.

O Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, foi um dos quatro hospitais melhores classificados pela ERS (entidade reguladora da saúde), nas 16 áreas clínicas que a ERS utilizou para avaliar o grau de “excelência clínica dos estabelecimentos de saúde hospitalar”, públicos e privados.

Nos resultados divulgados nesta quarta-feira, dia 5 de janeiro, o hospital público vimaranense obteve este resultado em 14 das 16 áreas, observadas. Nomeadamente na área da Cardiologia relativamente ao Enfarte Agudo do Miocárdio, na Cirurgia de Ambulatório, no que concerne à Cirurgia Geral a Cirurgia do Cólon, na Cirurgia Vascular de Revascularização Arterial, na Unidade de Cuidados Intensivos, na Ginecologia relativamente às Histerectomias.
Na Medicina Interna quanto ao Acidente Vascular Cerebral, na Obstetrícia nos Partos e Cuidados Pré-natais, na Ortopedia relativamente às Artroplastias Totais da Anca e do Joelho e no Tratamento Cirúrgico da Fratura Proximal do Fémur.
Já na Pediatria a distinção é relativa aos Cuidados Neonatais e Pneumonia, e nos Cuidados Transversais, na Avaliação da Dor Aguda.
Para a unidade de saúde vimaranense este é “mais um reconhecimento da competência do HSOG, e da sua excelência de desempenho em continuidade”.
Nos resultados divulgados, o Hospital de Guimarães, nos itens Segurança do Doente, Instalações e Conforto, Focalização no Utente e Satisfação do Utente, “cumpre com todos os parâmetros de qualidade mínima exigidos, de acordo com a informação fornecida”.
Este relatório é divulgado regularmente pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) através do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS).
O SINAS é um sistema cuja participação dos prestadores de cuidados de saúde é voluntária. A avaliação e a classificação efetuadas processam-se em dois níveis. No primeiro nível é verificado o cumprimento de um conjunto de critérios, definidos no contexto do SINAS, para a prestação de cuidados de saúde com qualidade. No segundo nível de avaliação, é calculado um rating individual, para cada uma das áreas em avaliação.
A avaliação da dimensão Excelência Clínica incidiu sobre episódios de internamento com alta entre 1 de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2019.
Relativamente às dimensões (Segurança do Doente – Procedimentos de Segurança, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente), a informação foi recolhida e remetida à ERS pelos prestadores participantes, através de check-lists, entre janeiro e abril de 2021. A informação que serviu de base ao cálculo dos indicadores de Segurança do Doente – Eventos Adversos, reporta-se ao ano de 2019 e foi fornecida à ERS pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 7, 2025
Informa o clube no seu site oficial.
Maio 7, 2025
Guimarães volta a ser palco da criação teatral contemporânea com a 37ª edição dos Festivais Gil Vicente, que decorrem de 05 a 14 de junho em vários espaços da cidade, entre eles, o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e o Teatro Jordão.
Maio 7, 2025
A edição de 2025 do Impact Youth arrancou em março e culminou com o Festival de Bandas, realizado no coração do centro histórico de Guimarães.