Hospital Senhora da Oliveira inaugura novo Espaço do Cidadão
Henrique Capelas destacou a "humanização" que se cria.

Foi inaugurado o primeiro Espaço do Cidadão num hospital, esta manhã, em Guimarães. Um espaço que Fátima Fonseca, Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, considera ser “inovador”.

O 21.º Espaço Cidadão é, para Fátima Fonseca, “expressão da vontade e do conhecimento dos responsáveis” e “muito significativo, porque também revela a compreensão das necessidades das pessoas, sejam os trabalhadores, dos profissionais de saúde desta grande comunidade de cerca de 2.100 pessoas”. Acrescenta ainda que esta inauguração vem ajudar a “conciliar a vida profissional com a vida pessoal” e diz que também os utentes sairão a ganhar. “Do ponto de vista dos utentes deste centro hospitalar vem também proporcionar maior comodidade no acesso a este tipo de serviços”. “Este tipo de serviço de proximidade é muito reconhecido pelas pessoas”, frisou a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa.
Para Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara, “este Espaço do Cidadão vem permitir dar este tipo de resposta num local que normalmente associamos à doença”. Explica que o município está a “inovar e a prestar um serviço fundamental à população” com um serviço que já era uma “votnade antiga”.
Esta é, para Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira, uma “uma ideia ousada” e, por isso, sinónimo de “pioneirismo e inovação”. Os hospitais, como as bibliotecas, exemplificou, “são locais onde os cidadãos passam muito do seu tempo e, portanto, enquanto estão à espera de um familiar, podem ir tratar de outros assuntos” como, por exemplo, pedir o certificado covid ou agendar vacinas.
Henrique Capelas destacou a “humanização” que se cria com o Espaço do Cidadão. “É um ato de proximidade”, disse.
O Espaço do Cidadão vai prestar serviços aos cerca de 2.000 profissionais do Hospital, bem como a todos os utentes que frequentem a unidade hospitalar, com um catálogo adaptado às necessidades locais. Serviços relacionados com a ADSE, renovação do Cartão de Cidadão, requerimento de pensões e subsídios, Segurança Social Direta, marcação e cancelamento de consultas, entre outros, serão prestados de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 14, 2025
Os portugueses serão chamados às urnas a 18 de maio, nas eleições Legislativas antecipadas. A queda do Governo de Luís Montenegro, um ano após ser eleito, coloca o país numa nova crise política.
Março 14, 2025
A homenagem rotária aconteceu na Pousada de Santa Marinha da Costa, e juntou rotários de clubes da região. Este ano, o Rotary Club de Guimarães decidiu elevar e homenagear a cultura e Capela Miguel foi o Profissional do Ano.
Março 14, 2025
A 17ª edição da RoboParty decorreu de 05 a 07 de março, na Universidade do Minho, em Guimarães e registou-se mais um sucesso, segundo a organização, composta pelo Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho e pela botnroll.com (spin-off da Universidade do Minho).