Hugo Ribeiro alerta para deficiente iluminação do espaço público em Guimarães
O vereador eleito pela coligação "Juntos por Guimarães" realçou que "a iluminação das cidades é uma questão fundamental na segurança", lembrando que o Parque das Hortas está sem iluminação desde maio deste ano. O vereador disse ainda que são dezenas de luminárias que não funcionam no espaço público.
Para o social-democrata, o facto de não haver iluminação nessa zona tem a ver com a incompatibilidade entre as luminárias existentes e o contrato estabelecido entre o município de Guimarães e a E-Redes, empresa responsável pela colocação de lâmpadas nas ruas: “o que está em causa é que as luminárias existentes não estão dentro das luminárias que a E-Redes tem no protocolo para substituir.”
Perante a situação, para o vereador, “ou a câmara compra luminárias e entrega à E-Redes para substituir, o que é absurdo, ou então substitui o poste e a luminária para utilizar aquelas que são compatíveis com o que está contratualizado com a empresa”. E aí, Hugo Ribeiro vincou que será “o erário público a suportar uma despesa que podia ser prevenida”
O vereador defendeu que não interessa que sejam “bonitas, interessa sim que iluminem e que deem qualidade de vida aos habitantes.” Além disso, o social-democrata sublinhou que deve ser atribuída a “responsabilidade a quem desenhou o projeto, porque não vamos estar com problemas e criar dificuldades na vida das pessoas, potenciando o perigo eminente nas zonas afetadas.”
Do outro lado, Sofia Ferreira, vereadora na Câmara Municipal de Guimarães, respondeu que a falta de iluminação é uma situação que existe em todas as freguesias e que os serviços “insistem em articularem com a E-Redes no sentido de procederem às reparações imediatas.” A vereadora afirmou que o município “depende de uma empresa para a resolução do problema e colocação da iluminação.”
Sofia Ferreira apontou que a câmara tem feito “um reforço grande em termos de iluminação em todo o território, sempre ao encontro das necessidades sinalizadas pelas juntas de freguesia e com base nos pareceres técnicos, que sustentam as decisões.”
Em relação à alteração da iluminação no concelho, a vereadora indicou que “está associada aos projetos urbanísticos desenhados para o espaço público” e explicou que a “qualidade de intervenção urbanística e dos projetos justifica um conjunto de alterações ao nível da iluminação. Temos vindo a fazer um esforço enorme relativamente à eficiência de iluminação utilizada em termos das luminárias por LED´s.”
Para Sofia Ferreira, essa alteração não se trata de “uma questão de luxo”, mas sim da “qualidade de um projeto que é aprovado e decidido implementar em determinado espaço. Pretendemos atingir a cobertura de 100% de iluminação LED em todo o concelho”, rematou.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.