IGUALDADE DE GÉNERO: UMA DISCUSSÃO “QUE SÓ FAZ SENTIDO COM O EMPENHO DE TODOS”

© CMG

A violência doméstica “ainda é um flagelo que atinge a sociedade”, afirmou Rosa Oliveira, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CCIG), na intervenção no seminário que decorreu na passada quinta-feira, 5 de março, no âmbito do Projeto “Good Vibes”, promovido pela Sol do Ave em parceria com o Município de Guimarães.

Esta sessão visou a promoção de uma reflexão sobre o percurso dos direitos alcançados pelas mulheres e, na abordagem à persistência de desigualdades, com as presenças de Paula Oliveira, vereadora da Ação Social da Câmara de Guimarães e Conselheira Municipal para a Igualdade, Rosa OIiveira, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e Mafalda Cabral, da Sol do Ave.

Paula Oliveira destacou que a Câmara Municipal de Guimarães “recorre a todos aos instrumentos possíveis para desenvolver este caminho da promoção de igualdade de género”, realçando um trabalho com quase duas décadas assente no Espaço Municipal para a Igualdade, um gabinete criado pelo Município no ano de 2001, onde se desenvolvem planos de intervenção vocacionados para a prevenção e educação, assim como o acompanhamento de um psicólogo e uma assistente técnica.

Paula Oliveira realçou ainda a cooperação com as diversas instituições, sobretudo na Rede Social, com um reconhecimento amplo nas políticas sociais como exemplos a distinção de Município de Excelência do Prémio Viver em Igualdade no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND).

Em representação da CCIG, Rosa Oliveira sublinhou que esta discussão “só faz sentido com o empenho de todos” e elogiou o papel do Município de Guimarães ao considerar que “tem dado sinais muito positivos nesta estratégia.” Ninguém fica para trás e é muito importante trabalhar em parceria”, salientou.

Mafalda Cabral, da Sol do Ave, destacou que a promoção da igualdade de género e o combate à violência doméstica são temas que devem ter um momento de partilha e reflexão.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?