III Jornadas do Grande Órgão Histórico decorrem em dezembro
Entre os dias 1 e 8 de dezembro.
As III Jornadas do Grande Órgão Histórico da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira decorrem entre os dias 1 e 8 de dezembro, com a comemoração do 9.º aniversário do restauro do mesmo. Haverá visitas musicais e vésperas solenes.
As Jornadas do Grande Órgão Histórico 2022 comemoram o 9.º Aniversário do restauro deste órgão monumental, na efeméride litúrgica da Solenidade da Conceição Imaculada de Nossa Senhora. A III edição deste festival prossegue a parceria entre a Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira e o Museu de Alberto Sampaio, contando com um patrocínio do Município de Guimarães. É diretor artístico Nuno Mimoso, organista, maestro e musicólogo, diplomado pela Escola Superior de Música Sacra de Ratisbona, na Alemanha. O templo quatrocentista estará engalanado para acolher visitas e liturgias solenes e louvar a sua Padroeira.
As jornadas englobam uma variada oferta cultural e religiosa, como visitas guiadas de descoberta do património musical da Colegiada de Guimarães, partindo do Museu de Alberto Sampaio (1 a 8 de dezembro, às 11h00 e às 15h00), períodos de música de órgão durante a visita ao templo com acolhimento de público no Museu de Alberto Sampaio (1 a 8 de dezembro, das 12h00 às 16h00), e uma oração comunitária cantada com a comunidade paroquial, na Solenidade de Nossa Senhora da Conceição, a 8 de dezembro, às 18h00.
A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, templo do século XV classificado Monumento Nacional, inclui no seu património integrado o grande órgão histórico, obra do organeiro vimaranense Luís António de Carvalho. Encomendado pela Insigne e Real Colegiada de Guimarães em 1831, ficou concluído após 10 anos. A cidade possui 12 órgãos históricos, sendo jóia da coroa o instrumento da Colegiada, maior órgão histórico do Norte de Portugal, com dois teclados, 51 meios-registos sonoros, 2.229 tubos, dos quais 270 trombetas. Foi restaurado entre 2011-2013 pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 17, 2024
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a nave principal do campus de Azurém, em Guimarães, recebe quatro dezenas de spin-offs, start-ups e interfaces nas áreas de engenharia, tecnologia e design, além de palestras, elevator pitches e momentos para novas colaborações e oportunidades de negócio. A iniciativa chama-se “Inovar & Empreender” e tem entrada livre para o público em geral.
Setembro 17, 2024
O Comando Territorial de Braga, através do Posto Territorial da Póvoa de Lanhoso, deteve no domingo um homem de 48 anos por incêndio florestal na freguesia de Serzedelo, no concelho da Póvoa de Lanhoso. O detido, e suspeito da autoria de outros incêndios na zona envolvente, será presente no Tribunal Judicial da Póvoa de Lanhoso nesta terça-feira, dia 17 de setembro, para a aplicação das medidas tidas por adequadas.
Setembro 17, 2024
A Universidade das Nações Unidas - Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV) organiza esta sexta-feira, dia 20 de setembro, a partir das 17h00, na sua sede, o Seminário e Workshop “CULTUR'arte - Aproximar COMUNIDADES”, no âmbito das comemorações do 1º Aniversário da classificação de Couros como Património Mundial da UNESCO, promovidas pela Câmara Municipal de Guimarães, centradas no tema “O Património são as Pessoas”.