Inauguração do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes realiza-se esta quinta-feira
O Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI) será inaugurado pelas 14h30 desta quinta-feira, dia 19 de outubro e ficará sediado no Centro de Negócios e Inovação de Guimarães, espaço que também será inaugurado no mesmo dia.
A sessão de inauguração do espaço contará com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho. Além disso, o evento contará com a intervenção do Presidente da Agência Nacional da Inovação (ANI), António Grilo, e do Vice-reitor para a Investigação e a Inovação da Universidade do Minho, Eugénio Campos Ferreira.
Serão ainda apresentados os recentes avanços nas cinco linhas temáticas de intervenção do LASI, nomeadamente as Indústrias Inovadoras e Sustentáveis, Cidades Inteligentes, Saúde e Bem-estar, Infraestruturas e Sociedades Altamente Conectadas e Administração Pública.
O objetivo deste laboratório passa por apoiar investigadores e associações que trabalham nas diferentes áreas. Paulo Novais, coordenador do LASI, assegurou que “não há setores da vida humana, seja do bem-estar, indústria ou serviços, onde a incorporação da tecnologia da inteligência artificial não seja vista como o fator determinante para adicionar valor, melhorar a produtividade, a concepção dos produtos e os serviços numa gama enorme de aplicações”.
Paulo Novais acrescentou que o LASI “funciona como uma rede colaborativa, que se ajusta em função das necessidades dos projetos. Em função da necessidade dos projetos das instituições, podemos adequar as competências necessárias”.
Vincando que “o LASI é o maior laboratório de referência a nível nacional na área da inteligência artificial e ciência de dados”, o coordenador afirmou que “esta área é uma das mais preponderantes a nível mundial na vida humana.”
Paulo Novais, considera que “é interessante que os escritórios fiquem integrados no Centro de Negócios e Inovação de Guimarães, onde vão estar outros negócios e instituições ligadas a outros setores, como a indústria e a saúde”. “A ciência não pode viver isolada, deve ser observada por diferentes dimensões. O contacto com essas instituições vão ajudar a enriquecer a investigação”, acrescentou.
O coordenador do projeto referiu que o espaço não será uma sede com vários laboratórios, mas sim “a porta de entrada para a LASI”, onde os três investigadores farão “a ponte entre a LASI e a sociedade civil”.
Além deste laboratório, em Guimarães há ainda dois laboratórios associados ao LASI: o ALGORITM, na área da engenharia, e o Instituto de Polímeros e Compósitos, que trabalha com materiais inteligentes.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Depois de uma longa paragem, o Vitória B regressou em força, e na 10ª jornada do Campeonato de Portugal bate o Bragança, que lidera a tabela, em casa por 4-0.
Dezembro 3, 2024
Detido foi notificado para comparecer no Tribunal de Famalicão.
Dezembro 3, 2024
A Rede de Investigação nos Cuidados de Saúde Primários do Alto Ave (RICSP-AA), da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave, foi reconhecida com duas distinções pela excelência e impacto na promoção da investigação clínica aplicada aos Cuidados de Saúde Primários (CSP).