Inaugurado parque de lazer de S. Faustino
Espaço rural estava ao abandono.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, inaugurou este sábado – Dia Mundial do Ambiente – o Parque de Lazer de S. Faustino, uma “obra há muito desejada pela população”, como referiu o presidente da Junta da União de Freguesias de Tabuadelo e S. Faustino, Carlos Sousa.
Este novo parque de natureza e de lazer, com 2,5 hectares, contempla uma ampla área verde, com zonas de miradouro e extensas vistas sobre a paisagem natural e vegetação autóctone, alimentada por cursos de água naturais e dispersos que correm entre taludes e escarpas. Está equipado com parque infantil, zona de merendas, equipamentos de ginástica e ainda uma área de desportos tradicionais, num investimento da Câmara Municipal de Guimarães.
Domingos Bragança destaca que se trata de “um parque de lazer de referência” para servir a comunidade e as freguesias circundantes. “Desejo que seja um parque comunitário, para usar por todos e com respeito pela sua preservação. Aqui está representada a natureza na sua essência, com espécies arbóreas, uma ampla zona verde e linhas de água”.
O novo Parque de Lazer de S. Faustino nasceu em “terrenos que estiveram escondidos durante décadas, sob um imenso silvado”, lembrou Elisabete Gomes, secretária da Junta de Freguesia. “Hoje todos nos rendemos e aqui está a verdadeira obra de arte, o exemplo de recuperação de um espaço rural ao abandono, moldado pelo pensamento humano, arquitetura, engenharia e sobretudo pelas mãos trabalhadoras de todos aqueles que se dedicaram a este projeto”. Elisabete Gomes deixou ainda o apelo para “valorizar e cuidar este património natural para uso comunitário”.
A sessão de inauguração serviu ainda para a apresentação da nova Brigada Verde da União de Freguesias de Tabuadelo e São Faustino, contando já com a participação de 47 elementos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 21, 2025
A cidade de Guimarães será palco de uma nova ação de formação destinada a profissionais do setor do turismo que desejam aprimorar suas competências no atendimento e serviço em língua espanhola. O curso terá a duração de 25 horas e acontece no mês de fevereiro.
Janeiro 21, 2025
De 27 de fevereiro a 01 de março de 2025, as portas do Laboratório da Paisagem abrem para o II Encontro Internacional de Educação Ambiental de Guimarães, com foco na interseção entre Inteligência Artificial (IA) e Educação Ambiental.
Janeiro 21, 2025
Em fevereiro, os jovens vimaranenses terão a oportunidade de explorar competências, refletir sobre si mesmos e fazer novas amizades durante o Campo de Inverno 2025. A iniciativa, que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, é orrganizada pelo Município de Guimarães, em parceria com a Casa da Juventude.