Indefinições no PS travam soluções na mobilidade para Guimarães

O PS está a falar a (pelo menos) duas vozes. Em Santa Clara, o Presidente da Câmara tem defendido uma solução para a mobilidade no concelho, e intermunicipal, baseada na construção do BRT/metrobus. Esta é a solução que está já no terreno, nomeadamente no concelho de Braga, tem financiamento, e é a solução com a qual Domingos Bragança se comprometeu. (Lembram-se daquele breve vídeo, que chegou ao programa televisivo de Ricardo Araújo Pereira, em que o líder nacional do PS terá incentivado Bragança a avançar com a preparação desta obra?)

© Tiago Laranjeiro

Já na Assembleia da República, Ricardo Costa, putativo candidato do PS à Câmara, travou o desenvolvimento desta solução. Aprovou uma resolução do seu grupo parlamentar que compromete o Governo com o estudo de uma solução alternativa, de cariz ferroviário. O Governo terá notado esta discrepância, que complica a rápida execução do projeto do BRT, projeto que estava a avançar rapidamente.

Esta é uma discussão que eu vejo acontecer em Guimarães, pelo menos, há 20 anos. E enquanto se continua a discutir, nenhuma solução é implementada. Guimarães marca passo. Vê o comboio do TGV a passar. Vê o BRT a ser implementado em Braga. Vê a rede de transportes metropolitanos do Porto alargada até municípios próximos. E, por cá, continuamos sem nenhuma solução e implementação. Quem perde? Guimarães e os Vimaranenses, que continuam sem alternativas viáveis ao automóvel… para quem pode.

430 anos de Irmandade de N.ª Sr.ª da Consolação e Santos Passos

No dia 9 de dezembro, a Irmandade de N.ª Sr.ª da Consolação e Santos passos celebrou 430 anos da sua fundação, e de atividade ininterrupta. É obra! E merece ser celebrada.

Na comemoração deste aniversário, a Irmandade teve como ponto alto uma bonita cerimónia religiosa no Colégio, celebrada pelo Arcebispo de Braga, e com testemunho do Ministro da Defesa, Presidente da Câmara, e de muitas pessoas que se juntaram à celebração, e para a homenagem ao anterior provedor, Eng.º António Monteiro de Castro, após 34 anos de serviço.

Antes, da parte da manhã, a Irmandade colocou as auréolas restauradas nas estátuas dos Apóstolos no “Campo da Feira”, que agora lhes conferem um novo brilho e, por essa via, à cidade. Um sinal de vitalidade e de serviço, para uma instituição tão antiga, que continua bem liderada, pelo Dr. José Couceiro da Costa.

Um agradecimento, e um desejo

É com muito gosto que regresso às páginas deste jornal, ao fim de alguns anos de interrupção destes artigos de opinião. Queria agradecer o gentil convite ao diretor Eliseu Sampaio.

O meu objetivo com este regresso é, através destas linhas, contribuir para o debate cívico, concentrado no nosso concelho. Sem um debate vivo e participado, a “cidade” morre. E Guimarães parece-me… entorpecida.

Aproveitando a época festiva, queria desejar aos leitores que perderam algum tempo a ler estas linhas um Feliz Natal e um Excelente Ano.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES