Infraestruturas de Portugal reforça segurança na EN105 em Guimarães com obras estruturais
A Infraestruturas de Portugal (IP) deu início esta segunda-feira, dia 28 de outubro, a um projeto de reforço estrutural na Passagem Agrícola da EN105, junto ao Nó de Creixomil, em Guimarães, e na Passagem Hidráulica na EN14, em Vila Nova de Famalicão.

© Município de Guimarães
As intervenções, adjudicadas à empresa RCF – Rogério Cristiano Fernandes Engenharia, contam com um investimento de 336 mil euros e têm conclusão prevista para março de 2025, num total de 135 dias de trabalhos.
Estas obras têm como objetivo “solucionar problemas de corrosão e desgaste detetados em inspeções de 2020, que identificaram danos significativos na estrutura tubular de aço corrugado, com um vão de 3,90 metros e uma extensão de 36 metros”, le-se em comunicado. Os trabalhos incluem um reforço com betão armado nas zonas mais degradadas, utilizando técnicas de betão moldado e autocompactável.
Durante as obras, a circulação será pontualmente condicionada na EN105, com sinalização temporária para alertar os condutores e assegurar a segurança dos trabalhadores e utentes. A IP garante que as medidas foram planeadas para reduzir ao máximo os impactos no tráfego e garantir a segurança de todos.





