Investigadora da UMinho vence Prémio de Arqueologia Eduardo da Cunha Serrão
Fernanda Magalhães, investigadora do Lab2PT, vence Prémio de Arqueologia Eduardo da Cunha Serrão.

Foi atribuído, no passado dia 18 de junho, a Fernanda Magalhães, investigadora do Lab2PT, da Universidade do Minho, o Prémio de Arqueologia Eduardo da Cunha Serrão (6a edição), como resultado da sua Tese de Doutoramento intitulada “A domus romana no NO Peninsular. Arquitectura, construção e sociabilidades“.
Este prémio é atribuído anualmente pela Associação dos Arqueólogos Portugueses e tem como objetivo homenagear a memória daquela personalidade e promover a investigação científica em Portugal entre as gerações mais jovens.
O Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) é uma unidade de R&D da Universidade do Minho, avaliada como excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Esta unidade está focada nas ciências sociais e nas humanidades, integrando uma grande variedade de investigadores de diferentes áreas científicas (arqueologia, arquitectura e urbanismo, design geografia, geologia, história e artes visuais) convergindo no interesse comum pelo estudo do território, as suas paisagens e heranças, entendidas como a expressão material e cultural das sociedades ao longo do tempo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 12, 2025
Associados com quotas em atraso devem fazer a regularização até ao dia 31 de maio de 2025 para manter antiguidade. Está disponível uma plataforma para consulta da situação das quotas e para atualização de dados.
Maio 12, 2025
O treinador do Moreirense, Cristiano Bacci, considerou que a sua equipa merecia mais do que o empate a duas bolas frente ao Estoril, no domingo, em jogo da penúltima jornada da I Liga. Apesar de ter desperdiçado uma vantagem de dois golos, o técnico sublinhou o controlo exercido pela sua equipa ao longo do encontro.
Maio 12, 2025
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, inaugura no próximo sábado, às 18h00, uma nova exposição individual do artista Alexandre Estrela e apresenta uma filmagem da dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus.