Investigadores da Universidade do Minho reconhecidos com Prémio Maria de Sousa 2023
Os investigadores do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina (EMed) Nuno Dinis Alves e Sara Calafate, foram distinguidos com o prémio Maria de Sousa 2023, que visa premiar projetos na área das ciências da saúde.

O projeto de Nuno Dias Alves foca-se no estudo dos neurónios, que podem estar envolvidos em tarefas de flexibilidade cognitiva distintas. A ideia é, em primeira instância, medir em que condições fisiológicas a serotonina é libertada consoante a tarefa apresentada, passando depois para modelos animais sujeitos a stress.
O investigador sente que “é um reconhecimento sobre o trabalho que já fiz e me proponho a fazer, mas mais do que um prémio é um estímulo para continuar a levar os projetos e ideias que existem no papel e passá-los para a ação. É, no fundo, um grande incentivo para me manter nesta caminhada científica”.
Sara Calafate recebe o título pelo seu estudo sobre o papel do péptido MCH, responsável pela regulação do sono, na proteção do cérebro contra disfunções neuronais, como as que ocorrem na doença de Alzheimer. A investigadora do ICVS explica que “o que é proposto fazer é verificar de que forma é que o sono regula a homeostase do cérebro através da microglia”. A investigadora considera “uma honra” o seu estudo ser premiado, o que “dá oportunidade de continuar” com os seus projetos.
A entrega dos prémios realizou-se nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, em formato híbrido, e foi presidida pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
Este prémio serve de homenagem a Maria de Sousa, investigadora que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do sistema científico nacional. Criado pela Ordem dos Médicos e a Fundação Bial em 2021, o título destina-se a apoiar até cinco jovens investigadores científicos portugueses em projetos de investigação na área das Ciências da Saúde.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 25, 2025
A empresa alerta para alguns constrangimentos em algumas ruas das freguesias visadas pelas obras.
Março 25, 2025
Ricardo Costa vai lançar, no próximo sábado, dia 29, às 17h00, no Teatro Jordão, o livro “Afirmar Guimarães | Uma vontade coletiva”, anunciando que haverá lotação esgotada.
Março 25, 2025
O PSD propõe um título único para todos os trajetos da Guimabus e gratuitidade para jovens e maiores de 65 anos.