Investigadores da UNU-EGOV premiados pela Escola de Economia e Gestão da UMinho

Dois investigadores da Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV), instalada em Guimarães, receberam esta terça-feira, dia 12 de março, o Prémio de Investigação da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho (UMinho), que foi entregue durante a cerimónia comemorativa do 42º aniversário da escola, no Campus de Gualtar, em Braga.

© UNU-EGOV

João Martins, assistente de investigação sénior, e António Tavares, professor adjunto da UNU-EGOV foram distinguidos com o prémio de investigação na área da Ciência Política, tendo por base o artigo “Joining the Open Government Partnership Initiative: An Empirical Analysis of Diffusion Effects”, publicado no ano passado na revista científica “Government Information Quarterly”.

No artigo, os autores analisam o papel da difusão na decisão dos países de aderirem à parceria para a Administração Aberta/Open Government Partnership (OGP), uma iniciativa multilateral que reúne líderes governamentais de 75 países e organizações da sociedade civil, criada em 2011 para “promover uma governação transparente, participativa, inclusiva e responsável”, refere a nota enviada pela UNU-EGOV às redações.

Os autores concluíram que a proximidade regional a outros países já aderentes, a partilha de traços culturais e políticos comuns e a presença em organizações internacionais são fatores que favorecem a adesão de novos países à OGP, de que Portugal faz parte desde finais de 2017.

Os autores, João Martins e António Tavares, sublinham ainda, no mesmo artigo, que “os países democráticos são, em geral, mais propensos a aderir à OGP, mas as autocracias também aderem, sob condição de outras autocracias aderirem”.

Além da entrega de prémios, a cerimónia comemorativa do 42º aniversário da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho contou ainda com a palestra “Nos 50 anos do 25 de abril: As mudanças do mundo e os seus impactos na definição estratégica de Portugal”, proferida pelo antigo vice-primeiro ministro português Paulo Portas.

A abertura da cerimónia esteve a cargo do presidente da EEG, Luís Aguiar-Conraria e o encerramento contou com a intervenção do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES