Investimento de 4,2 milhões: Novo pavilhão da EB 2,3 João de Meira deve arrancar ainda este ano

A construção do novo Pavilhão da Escola EB 2,3 João de Meira deu um passo decisivo para a sua concretização, com a aprovação da repartição de encargos plurianuais em reunião do executivo municipal realizada na segunda-feira, nos Paços do Concelho. O processo permitirá avançar para o lançamento do concurso público da empreitada, cujo preço-base será de 4,2 milhões de euros.

© Direitos Reservados

O investimento municipal visa reforçar as condições colocadas ao serviço da comunidade educativa. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, o projeto encontra-se concluído e estabilizado, faltando apenas a aprovação final da Assembleia Municipal para permitir o lançamento do procedimento de adjudicação.

“Os serviços já prepararam tudo e estamos em condições de lançar o procedimento de contratação para a realização da obra”, afirmou o autarca, garantindo ainda que o concurso público será lançado “ainda neste semestre”, com a expectativa de que a empreitada possa arrancar antes do final do ano.

O novo equipamento desportivo foi projetado para acolher competições oficiais, integrando também uma sala de apoio e aquecimento. De acordo com Ricardo Araújo, esta solução permitirá melhorar significativamente as condições de utilização em contexto escolar. “O projeto contempla um pavilhão e uma sala de aquecimento que, na prática, permitirá o uso para mais que uma turma”, explicou.

A autarquia prevê despender 600 mil euros ainda em 2026, ficando os restantes 3,6 milhões reservados para 2027.

O anterior executivo municipal, liderado por Domingos Bragança, tinha aprovado, em setembro de 2025, uma repartição de encargos para a construção de um pavilhão duplo com dois espaços, um a serb utilizado pela escola e outro afeto ao Vitória Sport Clube, com um valor-base de 5,5 milhões de euros. O procedimento foi revogado pelo atual executivo, juntamente com o projeto da nova biblioteca escolar.

O projeto para a construção da Biblioteca escolar está também em andamento, num investimento a rondar os 500 mil euros, adiantou Ricardo Araújo.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS