IPCA abre candidaturas aos cursos técnicos superiores profissionais
Os estudantes dos CTsSP´s podem candidatar-se a uma Bolsa de Estudos, atribuída pela DGES.

O IPCA tem abertas até 21 de agosto as candidaturas aos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP´s) nas áreas da Gestão, do Design, da Tecnologia, da Hotelaria e do Turismo.

São mais de 900 vagas para ingresso nos 24 cursos que permitem aos alunos que terminaram o 12º ano aceder ao ensino superior sem fazerem sem provas especificas ou exames nacionais de acesso ao ensino superior. São cursos superiores direcionados a dar continuidade aos estudantes das vias profissionais (que tenham concluído o 12º ano) e que podem aceder diretamente aos Cursos de Licenciatura tendo, assim, direito à creditação de uma parte da sua formação nos cursos de licenciatura.
Os estudantes dos CTsSP´s podem candidatar-se a uma Bolsa de Estudos, atribuída pela DGES, com o valor mínimo de 871,25€ e máximo de 5.523,91€ anual. Os estudantes deslocados poderão usufruir de um suplemento no alojamento.
Em causa estão mais de 900 vagas para ingresso nos 24 CTeSP´s, sendo que para o ano letivo 2020/2021 o IPCA oferece três novos cursos: Metrologia, Instrumentação e Qualidade Industrial; Gestão de Seguros e Mobilidade Híbrida que vêm reforçar a aposta do Politécnico em cursos práticos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho na região, aferidas junto das empresas que acolhem os estudantes estagiários.
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são lecionados no Campus do IPCA, em Barcelos, e nos Polos em Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, em regime laboral e pós-laboral. Este ano, o IPCA aumentou a sua oferta educativa em regime pós-laboral, sendo que 38% dos CTeSP´s são oferecidos neste regime, e em alguns cursos, quer pela área quer pela significativa procura são oferecidos nos dois regimes – laboral e pós-laboral. Esta aposta deve-se ao facto das empresas exigirem quadros mais qualificados, com mais competências. O ensino em regime noturno facilita a eventual requalificação, e permite que um profissional adulto tenha condições para estudar, atualizando ou mantendo o seu posto de trabalho e mesmo progredindo com promoção da carreira.
Os CTeSP´s são formações de nível superior, com dois anos de duração, que inclui 6 meses de estágio numa empresa. Os estudantes desenvolvem competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional, e em alguns casos, adquirem competência para uma requalificação profissional.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 7, 2025
Informa o clube no seu site oficial.
Maio 7, 2025
Guimarães volta a ser palco da criação teatral contemporânea com a 37ª edição dos Festivais Gil Vicente, que decorrem de 05 a 14 de junho em vários espaços da cidade, entre eles, o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e o Teatro Jordão.
Maio 7, 2025
A edição de 2025 do Impact Youth arrancou em março e culminou com o Festival de Bandas, realizado no coração do centro histórico de Guimarães.