IPCA atinge 99,2% de colocações para o novo ano letivo
A estrear o curso de Desporto da nova Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, destacou-se a Rita Pereira, vimaranense de 18 anos, colocada com 172,3 valores.
Bárbara Amaral, Bianca Rodrigues, Vítor Rezende, Rita Pereira e Adriana Rocha entraram no IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, através do Concurso Nacional de Acesso, com as notas mais altas nas diferentes áreas do IPCA e em primeira opção.
Bárbara Amaral, da cidade da Maia é detentora da melhor nota de entrada no IPCA, na Escola Superior de Design e escolheu o curso de Design Industrial entrando com 193,1 valores.
Bianca Rodrigues é de Santo Tirso e foi a estudante com a nota mais elevada a ingressar na Escola Superior de Gestão (188,9 valores). A estudante de 18 anos é agora aluna no curso de licenciatura em Gestão de Empresas, em regime pós-laboral, sendo a sua primeira opção pois desta forma “consegue conciliar os estudos com o trabalho”, referiu a estudante que foi aconselhada pelo primo, alumni IPCA. Frequentou a Escola Secundária Tomaz Pelayo, e antes de chegar ao IPCA frequentou um curso superior na área da saúde, mas não era aquilo que queria.
“Gostava de adquirir competências de gestão e administração e perceber a dinâmica das empresas” fatores que Bianca considera essenciais para o seu atual trabalho numa empresa de transportes que pertence à família, disse.
Vítor Rezende planeou o seu percurso até chegar ao IPCA nos últimos três anos. Tem 19 anos, é natural do Brasil e está desde os seus 14 anos a viver em Portugal com a família e garante que não pretende voltar para o seu país de origem.
Vem da Escola Secundária da Trofa, do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, e dedicou-se “muito aos estudos para ter boas notas e conseguir entrar no curso de Engenharia de Sistemas Informáticos no IPCA”, referiu o estudante que registou a maior nota deste curso com 184,8 valores da Escola Superior de Tecnologia.
Na sua pesquisa por instituições de ensino superior, encontrou o IPCA e achou interessante quer pelo conteúdo programático do curso em questão, quer pela localização. Agora, anseia o começo das aulas para continuar a estudar e aprofundar os seus “conhecimentos em programação e software e conhecer a parte prática do curso assim como os laboratórios”.
A vimaranense Rita Pereira escolheu o IPCA e o curso de Desporto por sugestão dos professores e pela localização. “Os professores da Escola Santos Simões, onde tirei o Curso Técnico de Desporto, recomendaram-me o IPCA por já terem boas referências. Como sou de Guimarães, e o curso abriu cá, achei ser a melhor opção para mim”.
O gosto pelo desporto começou bem cedo, desde o 3º ano do ensino básico, e foi sempre esse caminho que quis percorrer e por isso neste último ano foquei-me e trabalhei bastante. “Gostava de abraçar a área do treino, gostava de ser treinadora. A minha família gosta toda de desporto, os meus pais como praticantes e os meus tios que exercem profissionalmente na área do desporto”.
Ao pódio dos melhores estudantes junta-se Adriana da Silva Rocha, 18 anos, vinda da Escola Secundária das Taipas. Chega ao IPCA com a nota de acesso mais alta do curso de licenciatura em Gestão Hoteleira (171,4 valores).
A estudante, que tinha já definido em que área gostava de ingressar (Educação Básica) viu o seu futuro mudar quando descobriu este curso no IPCA. Na sua escolha pesou o facto de a irmã ter concluído no IPCA o Curso Técnico Superior Profissional de Design de Moda.
Muita assertiva com o seu futuro, Adriana sempre quis “estudar cá em Portugal e depois ir trabalhar para o estrangeiro, sendo que Irlanda será uma opção”, refere a estudante que tem um método de estudo muito focado e gosta de ter os estudos em dia.
Nesta 1ª fase do CNA o IPCA colocou 769 estudantes, sendo que mais de metade se candidataram em 1.ª opção aos cursos de licenciatura do IPCA. A nível de género os números estão muito equilibrados, 49,5% dos colocados são do sexo feminino e 50,5% do sexo masculino.
Dos 17 cursos de licenciatura, alguns dos quais a funcionar em regime laboral e pós-laboral, 16 preencheram a totalidade das vagas, no ano em que o IPCA atingiu os 99,2% de colocações, reforçando a aposta da instituição nas áreas de formação.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 20, 2024
Presidente da Câmara admitiu que os processo na zona classificada pela UNESCO são mais demorados, mas afirmou que este caso já estava despachado.
Setembro 20, 2024
Na antevisão da partida frente aos dragões, este sábado às 18h00 no D. Afonso Henriques, o treinador Rui Borges deu conta de uma equipa motivada e atenta às características do adversário, garantindo que o grupo tudo fará para que os três pontos sejam somados no regresso aos jogos em casa. Na véspera de celebrar mais um aniversário, o Vitória SC quer dar mais uma alegria aos adeptos.
Setembro 20, 2024
No próximo dia 28 de setembro, a partir das 17h30, decorrerá no quartel a Sessão Solene de tomada de posse do novo comandante da corporação, Luís Andrade e, simultaneamente, a passagem ao Quadro de Honra do comandante Bento Marques.