Isabel Estrada Carvalhais em Guimarães para visita de trabalho institucional
Com vista a trabalhar com proximidade no território, para apurar contactos no âmbito de seu trabalho parlamentar.
A eurodeputada do distrito de Braga, eleita pelo Partido Socialista, Isabel Estrada Carvalhais, esteve esta sexta-feira, dia 10, numa visita institucional no concelho de Guimarães, com vista a trabalhar com proximidade no território, para apurar contactos no âmbito de seu trabalho parlamentar. O objetivo destes périplos é “perceber o que poderá ser apresentado em termos de melhorias no sentido do empoderamento e capacitação do mundo rural”, referiu a deputada.
Os trabalhos da visita começaram com uma reunião na Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave com as entidades de desenvolvimento local da designada NUT III Ave: a Sol do Ave e a ProBasto. Seguiu-se uma visita às Hortas Comunitárias, um encontro com Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e um almoço de trabalho numa unidade de restauração local.
Tendo assumido um papel interventivo na Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, além de ser substituta na Comissão de Desenvolvimento Regional, Isabel Carvalhais referiu que este contacto é determinante para “perceber da parte de quem trabalha no terreno, que dificuldades e novos desafios está a enfrentar o mundo rural”, reforçando mesmo que “todos os relatórios e documentos oficiais da Comissão Europeia apontam para a importância da ação dos agentes locais, pelo que é fundamental que quem está nos territórios se sinta apropriado dos processos de decisão”.
Para a eurodeputada o papel das entidades locais é fulcral para encarar os desafios contemporâneos, destacando o facto de “tanto a Sol do Ave, como a ProBasto – além de outras entidades de desenvolvimento local – têm tido um saldo muito positivo nas suas ações, destacando-se os muitos projetos aprovados nos últimos 30 anos, que têm feito toda a diferença no território”.
Focando com mais pormenor a sua análise, referiu mesmo que “a capacitação do mundo rural passa por implementar projetos, que muitas vezes envolvem mulheres, que no mundo rural são mais afetadas pela vulnerabilidade social e pelo desemprego”.
Isabel Estrada Carvalhais falou ainda da “expectativa de que se continue a ter as condições necessárias, para que estas instituições possam responder aos desafios futuros, contrariando uma tendência dos nossos territórios, que é a desertificação”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.
Dezembro 24, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro, após votação favorável também nos órgãos autárquicos locais. As Uniões de Freguesia que se irão desagregar no próximo ano vão a eleições autárquicas já separadas, em 2025. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.