IV Congresso de Enfermagem Perioperatória realiza-se esta sexta-feira e sábado em Guimarães

Guimarães acolhe esta sexta-feira e sábado, 11 e 12 de outubro, o IV Congresso de Enfermagem Perioperatória, organizado pelo Bloco Operatório da Unidade Local de Saúde do Alto Ave.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

Sob o tema “Desafios e Inovação: Construindo o amanhã…”, o evento reúne vários profissionais da área para discutir o futuro dos cuidados perioperatórios.

Adelina Paula Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães e vereadora da Saúde, marcou presença na sessão solene de abertura e destacou a importância de um sistema de saúde acessível e humanizado. “Guimarães quer que os cidadãos tenham uma boa qualidade de vida. Portanto, a questão dos acessos, do sucesso, e da humanização dos serviços de saúde é basilar”, afirmou a vice-presidente, e continua “temos de ter condições para que a nossa população consiga aceder com facilidade, independentemente dos contextos socioeconómicos. Queremos muito esta coesão social”, reforçou.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

Adelina Paula Pinto sublinhou ainda o papel crucial dos enfermeiros perioperatórios, que acompanham os pacientes nos momentos mais frágeis, como o período de entrada em bloco operatório. “Não podemos deixar de lado esta humanização. A cidade e os contextos sociais do território devem saber agradecer, ajudar e integrar estes serviços fundamentais.”

Para a vereadora, o trabalho dos enfermeiros deve ser reconhecido, especialmente pela sua proximidade às famílias e pela inovação que trazem às práticas de saúde. “É um setor que tem de ser valorizado. Estes eventos mostram cientificamente como estão mais preparados, como inovam e partilham experiências, o que os engrandece.”

Adelina concluiu com uma mensagem sobre a importância de eventos como este para a cidade. “Como eu costumo dizer estas paredes destes anfiteatros que acolhem tudo o que possa imaginar desde a saúde à cultura, deixa impregnado em cada uma das pessoas da nossa cidade a sensação de que é um privilégio estar presente nestes eventos. Guimarães é, com certeza, cada vez mais um espaço melhor de cada vez que estas coisas com esta energia positiva, com esta partilha e com este olhar o ser humano acontecem aqui em Guimarães”, rematou.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES