JCP avança com queixa contra Chega por “ataque à liberdade de expressão”
Este domingo, dia 25 de agosto, a Juventude Comunista Portuguesa (JCP) procedeu à pintura de um mural político referente à Festa do Avante!, no Centro das Taipas. Como resposta, esta quarta-feira, dia 28 de agosto, a Concelhia do Chega de Guimarães restaurou o mesmo mural.
A JCP considera que este se trata de “um ato de ataque à liberdade de expressão” e vai apresentar queixa ao Ministério Público contra os responsáveis.
Em comunicado enviado ao Mais Guimarães, a JCP constata que a Comissão Nacional de Eleições declara que “a afixação de mensagens de propaganda em lugares ou espaços públicos, seja qual for o meio utilizado, é livre no sentido de não carecer de comunicação, nem depender de obtenção de licença camarária, salvo quando o meio utilizado exigir obras de construção civil, caso em que apenas estas estão sujeitas a licenciamento. De outro modo, estar-se-ia a sujeitar o exercício de um direito fundamental a um ato prévio e casuístico de licenciamento, o que poderia implicar o risco de a efetivação prática desse direito cair na disponibilidade dos órgãos da Administração”.
A JCP reforça que a “propaganda política é um direito constitucionalmente protegido”, como reafirmado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e denuncia este ato como “uma tentativa de intimidação contra os direitos democráticos”.
A organização declara ainda que “não arredamos pé nem cedemos a intimidações que têm por objetivo subverter as conquistas da Revolução, a Constituição da República Portuguesa e os valores de Abril”, remata.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 19, 2024
Na antecâmara das comemorações do 102.º aniversário, o Vitória Sport Clube quer vestir a cidade de preto e branco e espalhar o símbolo do clube pelas varandas de Guimarães. Para isso, está a levar a cabo uma campanha que se estende pelo concelho.
Setembro 19, 2024
Helena Machado, investigadora vimaranense, ganha financiamento de 2.4 milhões de euros para desenvolver investigação os próximos cinco anos.
Setembro 19, 2024
A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia - vai fazer a apresentação pública do Relatório do Estado da Mobilidade Urbana em Guimarães, no próximo sábado, 21 de setembro, pelas 18h00, na sede da União de Freguesias da Cidade, situada no Centro Comercial S. Francisco.