João Sousa: “É e sempre será um orgulho”

Depois do Rio 2016, será o primeiro tenista português a disputar dois quadros de singulares nos Jogos Olímpicos, e afirmou que esta competição “é o maior feito para um atleta”. Com 32 anos e Guimarães como berço, João Sousa chega a Tóquio “honrado” por representar Portugal.

Não esconde que a pandemia “atrasou os objetivos”. “Uma coisa é treinar e trabalhar e outra coisa é competir”, disse à Mais Guimarães, quando afirmou que os jogadores de alta competição precisam “da competição” e que esta “é o ingrediente” dos atletas.

Em março de 2016, contou que teve a oportunidade de praticar ténis e futebol. Foi no ténis que começou mais cedo, com apenas seis anos, e foi esta modalidade que escolheu seguir. Aos 14, começou a treinar no Centro Regional da Maia e abandonou o futebol. “Foi uma decisão difícil”, confessou.

“Ser sempre uma melhor pessoa e um melhor tenista” eram os objetivos pessoais e profissionais do tenista na altura. Explicava que queria “ser sempre melhor, trabalhar os defeitos e potenciar as forças para atingir cada vez melhores resultados”.

Antes da viagem para Tóquio, mostrou-se “muito satisfeito e orgulhoso” de representar, novamente, Portugal nos Jogos Olímpicos. “É e sempre será um orgulho”, disse à Lusa afirmando que “poder jogar mais uns Jogos Olímpicos, que é o maior feito para um atleta é sempre uma honra”.

Com apenas 15 anos viajou até Barcelona com o sonho de se tornar jogador profissional de ténis. Depois de começar a jogar o ATP Challenge Tour e o ATP World Tour, foi hora de brilhar no torneio Futures.

Em 2013, o vimaranense tornou-se o primeiro português a entrar no top 50 do ranking ATP, depois de vencer o Open da Malásia.

Da cidade que o viu nascer destaca “a simpatia e proximidade das pessoas, a forte paixão e união de toda a cidade em torno do Vitória, a fantástica comida, a beleza da sua zona antiga, do Castelo, do Palácio, que foi onde Portugal nasceu, que é uma região com forte tradição no calçado e onde se produz o melhor do mundo”.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?