Jorge Cotter recebeu o Prémio Nacional de Medicina Interna
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna distinguiu Jorge Cotter com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2023, numa cerimónia em que esteve presente o Ministro da Saúde.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna distinguiu Jorge Cotter com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2023, numa cerimónia em que esteve presente o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e que teve lugar na tarde desta quinta-feira, 4 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Na apresentação do premiado, Pedro Cunha, na qualidade de presidente do Colégio de Medicina Interna, referiu as qualidades humanas e profissionais de Jorge Cotter, destacando o seu percurso de médico até aos dias de hoje.
O médico vimaranense agradeceu a todos os seus mestres, e estendeu o prémio a todos os seus colegas de Medicina Interna dos últimos 35 anos. Jorge Cotter pretende “continuar a alicerçar o futuro através de programas de formação, estudo e investigação, prometendo pugnar pelas liberdades de diagnóstico e prescrição dos médicos internistas”.
Jorge Cotter nasceu no antigo Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, em 26 de junho de 1956, tendo concluído o seu curso na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 1979. Formou-se como especialista de Medicina Interna, no Hospital de S. João, com a nota mais alta de sempre até à data, 20 valores.
Em 1989, ingressou como médico assistente no Hospital Senhora da Oliveira e, em 1999, foi nomeado chefe do serviço de Medicina Interna. Em 2001, foi reconhecido como médico especialista em hipertensão clínica e, em 2004, passou a ser o diretor do serviço de Medicina Interna do hospital. Em 2008, concluiu o doutoramento em Medicina Clínica, com a tese “Relações da hipertensão arterial com a taxa de excreção de albumina numa consulta hospitalar de hipertensão arterial e risco cardiovascular”. É professor convidado de Medicina Clínica da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, tendo dedicado os últimos dez anos da sua carreira à investigação clínica e é o responsável pelo reconhecimento do Centro de Investigação em Hipertensão e Risco Vascular como Centro Europeu de Excelência.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, em nome de Guimarães, parabeniza Jorge Cotter pela distinção obtida. Um médico que, segundo o edil, “olha para o conhecimento e investigação como ferramentas fundamentais para a prestação de cuidados de saúde de excelência, e alguém que sempre se bateu pela dignificação e direitos da sua classe, nomeadamente de todos os profissionais de saúde da especialidade de Medicina Interna”.
O edil considera que a atribuição do prémio é “justíssima”, e enaltece as qualidades de um homem e um profissional de saúde que “enriquece de forma inegável os quadros do Hospital Senhora da Oliveira, servindo com isso Guimarães e o país”. “Não terá sido por acaso que, em 2005, recebeu, das mãos de Jorge Sampaio, presidente da República, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, uma distinção que galardoa atos ou serviços meritórios praticados no exercício de funções públicas ou privadas, com desinteresse e abnegação em favor da comunidade”, diz Domingos Bragança.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 24, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro, após votação favorável também nos órgãos autárquicos locais. As Uniões de Freguesia que se irão desagregar no próximo ano vão a eleições autárquicas já separadas, em 2025. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.
Dezembro 24, 2024
O presidente do Vitória Sport Clube, António Miguel Cardoso, emitiu uma mensagem de Natal a todos os associados e adeptos, destacando "que o ano de 2024 foi verdadeiramente memorável para o clube". O presidente desejou a todos um Feliz Natal, na esperança de que "todos continuemos unidos, com a mesma paixão e determinação".
Dezembro 24, 2024
A Liga Portuguesa de Futebol juntou à mesa, numa Ceia de Natal, as 30 mascotes dos vários clubes da I e da II Ligas, numa demonstração da "união existente fora das quatro linhas".