Jornadas do Grande Órgão Histórico na paróquia de Nossa Senhora da Oliveira
A iniciativa visa assinalar o 11º Aniversário do restauro do órgão da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.

As Jornadas do Grande Órgão Histórico, em Guimarães, terminam na celebração da Solenidade da Conceição Imaculada de Nossa Senhora.
Esta será a V edição destas jornadas, que decorrem entre os dias 30 de novembro e 08 de dezembro, organizadas pela paróquia, com o apoio do Município de Guimarães e outras instituições da cidade.
A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, templo do século XV classificado Monumento Nacional, inclui no seu património integrado o grande órgão histórico, obra do organeiro vimaranense Luís António de Carvalho. Encomendado pela Insigne e Real Colegiada de Guimarães em 1831, ficou concluído após dez anos.
Guimarães possui 12 órgãos históricos dos quais apenas dois estão restaurados, sendo joia da coroa o instrumento da Colegiada, maior órgão histórico do norte de Portugal, com dois teclados, 51 meios-registos sonoros, 2.229 tubos, dos quais 270 trombetas. Foi restaurado entre 2011-2013 pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 22, 2025
A 9ª edição do evento decorre de 07 a 12 de março numa fusão entre literatura, música e performance, com o verso de Raul Brandão «Às árvores para dar flor há-de-lhes doer» a servir de âncora e inspiração.
Fevereiro 22, 2025
Foi num S. Mamede cheio que António Miguel Cardoso apresentou oficialmente a lista que o acompanha, assim como as linhas orientadoras do seu projeto para os próximos três anos.
Fevereiro 22, 2025
Nos dias 10, 11 e 12 de abril, Guimarães será o palco do Education Summit 2025, um evento internacional dedicado à inovação e ao futuro da educação, que chega pela primeira vez a Portugal.