Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira decorrem até 8 de dezembro

O maior órgão histórico do Norte de Portugal, o órgão de tubos da igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, é o centro das atenções de 1 a 8 de dezembro, período em que é possível assistir a concertos de música sacra, participar em visitas guiadas, missas solenizadas com órgão e meditações musicais.

© Direitos reservados

De participação gratuita, as iniciativas são promovidas no âmbito da segunda edição das Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira que têm direção artística de Nuno Mimoso, músico sacro, organista, docente e investigador, diplomado pela Escola Superior de Música Sacra de Ratisbona na Alemanha, onde trabalha.

Recuperado em 2013, o órgão da Igreja da Oliveira foi encomendado pela Insigne e Real Colegiada de Guimarães em 1831, ficando concluído apenas 10 anos depois, em 1841, possuindo a obra do organeiro vimaranense Luís António de Carvalho 51 meios-registos e 2229 tubos sonoros.

Até 8 de dezembro, às 10h30 ou às 14h30, é possível partir à descoberta do património musical da Colegiada de Guimarães participando nas visitas musicais guiadas que começam no Museu Alberto Sampaio (necessidade de marcação prévia através do 960 238 264).

Também durante esta semana, pelas 12 horas e durante 20 minutos, realizam-se meditações acompanhadas de música de órgão, estando ainda previstas liturgias solenizadas com órgão (Missas Feriais às 19h e Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, no dia 8, às 12 horas).

© Direitos reservados

Nos dias 5 e 8 de dezembro, às 16 horas, serão promovidos concertos pedagógicos de órgão, dirigidos pelo diretor artístico e organista Nuno Mimoso e com a participação do Grupo Vilancico, coro polifónico misto a capella da Sociedade Musical de Guimarães.

As Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira resultam de uma parceria entre a Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, a Sociedade Musical de Guimarães e o Museu Alberto Sampaio, contando o apoio do Município de Guimarães.

A iniciativa assinala o 8º Aniversário do restauro do órgão da Igreja da Oliveira, na efeméride litúrgica da solenidade da Conceição Imaculada de Nossa Senhora.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?