Judo Adaptado do Vitória domina Campeonato Nacional e soma 16 medalhas
O Campeonato Nacional de Judo Adaptado, organizado pela Federação Portuguesa de Judo, aconteceu em Odivelas, contando com a participação de atletas do Vitória. Todos os que viajaram para Lisboa subiram ao pódio.
No total, os judocas vitorianos conquistaram 16 medalhas: cinco de ouro, seis de prata e cinco de bronze. Os números traduzem o sucesso da participação da comitiva vitoriana no certame que juntou centenas de atletas.
Nas competições destinadas a atletas portadores de deficiência intelectual, José Ferreira (-50kg) e José Rocha (-73kg) foram os primeiros classificados das respetivas categorias de peso e alcançaram medalha de ouro. Na categoria -81kg, Fernando Rodrigues foi segundo. No escalão de -60kg da mesma competição, Hernâni Silva conquistou a medalha de bronze, a mesma que João Ribeiro conquistou nos -90kg.
Nas competições para pessoas com Síndrome de Down, os conquistadores dominaram: Paulo Lemos venceu na categoria de -100kg e Carlos Alves foi segundo. Carlos Martins e Guilherme Cerqueira fizeram o mesmo no escalão de -66kg ao ficar, respetivamente, em primeiro e segundo lugar. Na categoria de peso de -60kg, Nélson Silva e André Gomes dividiram a medalha de prata.
Na vertente feminina, a judoca Susana Sampaio (+78kg) conquistou mais uma medalha de ouro. Na categoria -57kg, Patrícia Oliveira foi segunda. Maria Teixeira e Ana Mendes dividiram o último posto do pódio. Susana Castro conquistou a medalha de prata na categoria -70kg.
O mestre Mário Emídio, que liderou a comitiva vitoriana que se deslocou a Odivelas, salientou que o desporto é “um excelente promotor da igualdade de oportunidades entre todas as pessoas”. “Vimos, nestes campeonatos, pessoas com mais e menos limitações, mas sobretudo vimos judocas. São pessoas diferentes com direitos iguais: direito a competir, a ganhar, a perder, a rir e a chorar”, disse no final da competição.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 12, 2024
Cristiano Melo faleceu esta quarta-feira, dia 11, vítima de ataque fulminante.
Dezembro 12, 2024
Guimarães quer, com justiça, ser palco das comemorações dos 900 anos da batalha de S. Mamede.
Dezembro 12, 2024
Segundo o Vitória, no seu site oficial, o técnico brasileiro comunicou ao clube a sua intenção de regressar ao Brasil já no início do ano de 2025 por motivos pessoais, relacionados com questões de saúde de um familiar próximo.