Junta de Freguesia de São Torcato critica estado das vias após obras da Vimágua
A Junta de Freguesia de São Torcato, em nota enviada às redações, manifesta preocupação e indignação pelo estado em que se encontram várias ruas da freguesia, na sequência das obras de colocação e alargamento da rede de água e saneamento, realizadas ao abrigo do contrato de empreitada da empresa Vimágua.

JF. S. Torcato
Apesar de reconhecer a importância destas intervenções para dotar a população de infraestruturas básicas, a autarquia local denuncia que as mesmas se têm traduzido num “verdadeiro calvário” para moradores e empresas.
Segundo a Junta, em diversas vias não foi feita a reposição do piso nas valas, o que tem provocado situações de perigo, levantamento de pedras, pó constante e lama em dias de chuva.
Entre os arruamentos mais afetados estão a Rua Cónego Baltasar Meira, a Rua D. Afonso Henriques (junto ao parque industrial) e a Rua Cónego Arlindo Cunha, onde a situação se arrasta há mais de seis meses, sem reposição do paralelo original.
A autarquia destaca ainda o atraso na conclusão da obra da Rua 24 de Junho, iniciada em dezembro de 2024, que tem impedido a respetiva pavimentação no âmbito do acordo-quadro do Município de Guimarães. Também a Rua da Liberdade ficou, segundo a Junta, em más condições após a intervenção da Vimágua, enquanto a Rua 25 de Abril já foi entretanto repavimentada.
As preocupações e reclamações têm sido apresentadas de forma reiterada à empresa responsável, adianta a Junta de Freguesia, tendo igualmente sido dado conhecimento da situação ao Município de Guimarães.