Laboratório da Paisagem apresenta o “Guia dos Mamíferos de Guimarães
O Laboratório da Paisagem apresentou a sua mais recente publicação, o “Guia dos Mamíferos de Guimarães”. Esta obra dá continuidade à coleção de guias de biodiversidade local iniciada com o “Guia das 100 Aves de Guimarães”, seguida do “Guia dos Insetos Polinizadores de Guimarães” e do “Guia das 50 Árvores de Guimarães”.

Cada uma destas publicações, segundo a nota enviada pelo Laboratório da Paisagem à Comunicação Social, reflete o “compromisso da instituição em documentar e valorizar o património natural do concelho”. Com cerca de 50 espécies de mamíferos, o novo guia apresenta ilustrações e descrições detalhadas de cada espécie, os respetivos habitats naturais e os principais sinais da sua presença no território. A publicação reúne ainda informação científica acessível sobre os mamíferos, reforçando a valorização e o conhecimento da biodiversidade local. Os leitores poderão ainda apontar o seu telemóvel para um código QR e ouvir o som de cada uma das espécies.
O objetivo é facilitar a identificação destas espécies por parte do público e sensibilizar para a riqueza faunística de Guimarães, incentivando uma maior consciência ambiental na comunidade. A iniciativa reforça o papel do Laboratório da Paisagem na promoção da literacia ambiental e no incentivo ao conhecimento científico sobre a biodiversidade local. A produção deste guia insere-se na missão da instituição de aproximar os cidadãos da ciência e da natureza, fornecendo ferramentas para conhecer e proteger as espécies que habitam o território.
Ao editar publicações sobre o património natural de Guimarães, o Laboratório da Paisagem quer contribuir para uma “cidadania mais informada e ativa na conservação ambiental”.
Esta nova publicação foi financiada pelo programa europeu URBACT, no âmbito do projeto BiodiverCity, uma iniciativa internacional que visa valorizar a biodiversidade urbana através de abordagens comunitárias. Este projeto permitiu ao Laboratório da Paisagem concretizar mais este recurso educativo, em linha com as estratégias de sustentabilidade do concelho.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 17, 2025
Para assinalar esta data marcante, a Fundação Mário Soares e Maria Barroso organiza, em parceria com a Sociedade Martins Sarmento, uma série de iniciativas evocativas na cidade de Guimarães.
Abril 17, 2025
No dia em que se comemora a Revolução dos Cravos, a Casa da Memória de Guimarães assinala também o seu 9º aniversário com um dia inteiro de celebrações abertas ao público, entre as 10h00 e as 20h00. A entrada é livre e o programa promete agradar a miúdos e graúdos, com atividades criativas, culturais e participativas.
Abril 17, 2025
A totalidade dos subsídios a aprovar na próxima reunião de Câmara dá o valor de 758.994 euros.