Laboratório da paisagem participa em projeto europeu de conservação de património

O projeto Green Gap visa proteger, conservar e melhorar o património natural e dura até junho de 2026.

© DR/Xunta de Galicia

O “Green Gap”, que nasceu fruto de uma candidatura feita ao Programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP 2021-2027), iniciou-se no Instituto de Estudos do Território, em Santiago de Compostela, Espanha.

O objetivo do projeto passa ainda por “atuar a nível local e a criar uma rede de infraestrutura verde multifuncional e de qualidade, que contribua para o desenvolvimento sustentável, para travar a perda de biodiversidade e melhorar os ecossistemas naturais e o ambiente urbano”, pode ler-se em comunicado.

Ao Laboratório da Paisagem é concedida uma parcela de 143 mil euros de um orçamento total de mais de 2,178 milhões de euros. Já o município de Guimarães terá uma dotação de 170 mil euros, O projeto é cofinanciado em 75% com fundos FEDER.

O Green Gap tem como parceiros  Laboratório da Paisagem, Município de Guimarães, Universidade do Minho, Município de Paredes de Coura, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Agência Portuguesa, o Instituto de Estudos do Território, a Universidade da Corunha, a Deputación de Ourense e o Concello de Pontevedra e Fundacíon CEER.

Este consórcio visa produzir quatro documentos de planeamento e implementar sete projetos piloto de Infraestrutura Verde, dos quais dois serão em Guimarães, que vão abranger a união das freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, e as freguesias de Caldelas e Barco.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES