Laboratório da paisagem participa em projeto europeu de conservação de património
O projeto Green Gap visa proteger, conservar e melhorar o património natural e dura até junho de 2026.
O “Green Gap”, que nasceu fruto de uma candidatura feita ao Programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP 2021-2027), iniciou-se no Instituto de Estudos do Território, em Santiago de Compostela, Espanha.
O objetivo do projeto passa ainda por “atuar a nível local e a criar uma rede de infraestrutura verde multifuncional e de qualidade, que contribua para o desenvolvimento sustentável, para travar a perda de biodiversidade e melhorar os ecossistemas naturais e o ambiente urbano”, pode ler-se em comunicado.
Ao Laboratório da Paisagem é concedida uma parcela de 143 mil euros de um orçamento total de mais de 2,178 milhões de euros. Já o município de Guimarães terá uma dotação de 170 mil euros, O projeto é cofinanciado em 75% com fundos FEDER.
O Green Gap tem como parceiros Laboratório da Paisagem, Município de Guimarães, Universidade do Minho, Município de Paredes de Coura, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Agência Portuguesa, o Instituto de Estudos do Território, a Universidade da Corunha, a Deputación de Ourense e o Concello de Pontevedra e Fundacíon CEER.
Este consórcio visa produzir quatro documentos de planeamento e implementar sete projetos piloto de Infraestrutura Verde, dos quais dois serão em Guimarães, que vão abranger a união das freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, e as freguesias de Caldelas e Barco.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
A Berço Academia, novo espaço do Berço Sport Clube, foi inaugurada neste sábado, dia 02 de novembro, no antigo estádio de Sande S. Lourenço. Marco Aurélio, sócio fundador do clube, em declarações ao Mais Guimarães, reforçou que deseja que toda a gente veja o Berço como um "clube de futuro".
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.