Licenciaturas em Saúde Pública e Gestão em Saúde no próximo ano letivo em Guimarães
O Executivo Municipal aprovou a instalação no edifício conhecido por Seminário do Verbo Divino de vários projetos de parceira entre o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).
Um dos pontos da Ordem de Trabalhos da reunião do Executivo Municipal desta segunda-feira, 13 de janeiro, colocava à apreciação e votação a cedência de parte das instalações do antigo edifício do Seminário do Verbo Divino, por um período de 20 anos, para a concretização de quatro projetos que envolvem serviços, tanto no âmbito da formação como da investigação na área da saúde.
O Município adianta, no seu site oficial, que os projetos resultam “da parceria entre a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) e a Unidade Local de Saúde do Alto Ave, no âmbito do Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave – A Smart Health Region do Alto Ave, e concretizam-se em quatro eixos estratégicos de desenvolvimento: Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave; Instituto de Políticas e Gestão Saúde; Observatório em Gestão e Políticas de Saúde e Centro de Simulação – ULSAA e Harvard Medical School”.
Com a instalação do Instituto de Políticas e Gestão de Saúde, um centro de excelência dedicado à formação, investigação e inovação em gestão e políticas de saúde, “serão implementadas, já no próximo ano letivo, licenciaturas em Saúde Pública e Gestão em Saúde, uma Academia Internacional de Gestão e uma Unidade de Investigação em Inteligência Artificial, promovendo uma abordagem interdisciplinar e sustentável para os desafios globais do setor”, lê-se.
Com o Observatório em Gestão e Políticas de Saúde, serão monitorizadas e avaliadas as dinâmicas do setor, através análises baseadas em evidências, promovendo a colaboração entre stakeholders e a melhoria das políticas de saúde.
O Centro de Simulação – ULSAA e Harvard Medical School, em parceria com a Harvard Medical School, “vai simular cenários complexos de cuidados e gestão em saúde, potenciando competências avançadas e práticas imersivas. A sua tecnologia de ponta reforça o impacto internacional do projeto e a preparação de profissionais para enfrentar desafios globais do setor”.
“Estes quatro projetos em saúde, que funcionarão no antigo edifício do Seminário do Verbo Divino, vêm reforçar Guimarães como cidade de conhecimento e cidade universitária, colocando o território como um dos territórios que aposta nas mais avançadas tecnologias na área da saúde, reforçando e complementando toda a rede de serviços em saúde da região”, refere o Município.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 14, 2025
A conferência de imprensa acontece às 09h30, no auditório da Academia.
Janeiro 14, 2025
O Executivo Municipal aprovou a instalação no edifício conhecido por Seminário do Verbo Divino de vários projetos de parceira entre o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).
Janeiro 14, 2025
A equipa ocupa o 11º lugar na série A do Campeonato de Portugal, com 16 pontos.