LIGA PORTUGAL:”ESTES ATOS ENVERGONHAM O FUTEBOL E A DIGNIDADE”
Estes atos envergonham o Futebol e a dignidade humana", lê-se.


“A Liga Portugal não pactua, nunca o fará, com atos de racismo, xenofobia, intolerância e qualquer outro que coloquem em causa a dignidade dos futebolistas, agentes ou, apenas, do ser humano”, lê-se num comunicado emitido pela Liga na sequência dos cânticos racistas que levaram Marega a abandonar o jogo entre Vitória e FC Porto aos 72 minutos. O organismo reitera que ainda que “os valores do futebol não são compatíveis com o que se passou na noite de hoje no estádio do Vitória Sport Clube em que um atleta não suportou mais os insultos que estava a ser alvo e optou por abandonar o jogo “
A entidade prossegue, salvaguardando que “a grandeza da instituição Vitória Sport Clube não deve ser confundida com as atitudes de alguns adeptos que não têm lugar no futebol e no desporto”. ” Estes atos envergonham o Futebol e a dignidade humana”, lê-se.
No final do jogo, Miguel Pinto Lisboa, presidente da SAD, referiu que, se houve cânticos racistas, então a função do árbitro seria parar o jogo. “Não podemos promover essas situações. Se aconteceu, temos de tomar medidas”, apontou. Miguel Pinto Lisboa relembrou ainda que o Vitória “é um clube que tem na sua génese a igualdade de raça. O nosso embaixador é de Cabo Verde”, disse, referindo-se a Neno. O presidente vitoriano sugeriu ainda um “trabalho em conjunto” entre clubes e o Ministério da Administração Interna para que “o fenómeno do futebol volte a ser um espetáculo para ter mais pessoas no estádio”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.
Abril 24, 2025
O serviço AIMA (Agência para a Imigração e Mobilidade), em Guimarães, tem vindo a desempenhar um papel importante na regularização e integração de migrantes, num esforço articulado entre o Município, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e a estrutura nacional da Agência.