Linhas mestras do programa dos 900 anos da Batalha de S. Mamede conhecidas em dezembro

Em breve será também dada a conhecer a Comissão de Honra, da qual fará parte o Ministério da Cultura.

© Joana Meneses

Em 2028 serão celebrados os 900 anos da Batalha de S. Mamede e Guimarães continua a apelar para que o Dia Um de Portugal seja considerado feriado nacional.

Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura na Câmara de Guimarães, avançou que a apresentação pública das linhas mestras do programa comemorativo, que se vai estender até 2032, vai ter lugar nos primeiros dias do mês de dezembro.

A intervenção de arte pública está incluída na programação. “A primeira intervenção de arte pública está a concurso, o convite foi lançado a quatro artistas portugueses, que vão apresentar propostas até ao início de dezembro”, disse ainda o vereador. As propostas serão analisadas pela comissão artística, composta por seis profissionais da cultura e da academia de diferentes especialidades.

A primeira será em honra de Vimara Peres, que ficará situada nas imediações Rua Vimara Peres, na abertura da nova via que atravessará o Monte Cavalinho. O concurso para a segunda arte pública, desta feita, alusiva à Batalha de S. Mamede, vai avançar de seguida, segundo Paulo Lopes Silva. Seguir-se-á o concurso para a estátua D. Afonso Henriques.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES