O Movimento Lions de Guimarães tem como um dos seus objetivos principais “promover o debate sobre temas relevantes para a comunidade onde se insere”, pode ler-se em notada enviada às redações.
No próximo dia 16 de abril, pelas 21h30, o Lions Clube de Guimarães vai levar a efeito a realização de uma conferência online subordinada ao tema “Inteligência Artificial: da Moral da máquina à maquinaria Moral”.
Nesse enquadramento, o Professor Luís Moniz Pereira é o convidado a proferir uma palestra. O Professor Luís Moniz Pereira é considerado o pai da Inteligência Artificial em Portugal, sendo Professor de Ciência da Computação e Diretor do Centro de IA da Universidade Nova de Lisboa.
Nesta palestra serão levantadas várias questões:
- Teremos linguagens de programação ou condições para garantir a segurança dos programas?
- Os avanços tecnológicos estão a incorporar a ética que desejamos?
- Quem pode beneficiar com os avanços tecnológicos? Serão apenas os “donos” das máquinas a retirar proveito das mesmas ou poderemos ser todos nós “donos” da tecnologia?
- Bastará um código de ética para os profissionais da computação ou este é um problema que extravasa largamente a informática e os informáticos?
- Deveremos cruzar os saberes da filosofia, da lei, da psicologia, da antropologia, da biologia evolucionária, da economia e da IA para equipar os agentes artificiais com “capacidade moral”?
- Quais os impactos no mercado laboral, no que respeita ao desemprego, às funções dos trabalhadores, à distribuição da riqueza e a profundas alterações na educação e na formação?
- Quais os impactos na fiscalidade?
- A IA pode distorcer a forma como nos concebemos a nós mesmos no interior da sociedade e também como funcionamos em sociedade?
- Ao vivermos numa sociedade algorítmica, que outros problemas sociais poderão emergir?