Livre reuniu com AAUM e defendeu investimento no ensino superior como um prioridade
A cabeça de lista do Livre por Braga, Teresa Mota, juntamente com Pedro Oliveira e Carlos Fragoso, candidatos do partido pelo mesmo círculo eleitoral, reuniram com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) para ouvir as suas preocupações. Na sessão, o Livre defendeu que o investimento no ensino superior deve ser uma prioridade para o país.

Para Teresa Mota, é “urgente um forte investimento nesta área e uma clareza no seu modelo de financiamento de modo a que a situação socioeconómica de qualquer estudante não seja impeditiva da conclusão dos seus estudos.”
A número um pelo distrito de Braga defendeu “um financiamento plurianual adequado, estável e transparente das instituições do ensino superior, que deve acompanhar a eliminação das propinas do 1º ciclo de estudos e do ano curricular do 2º ciclo, a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) de forma a garantir a plena democracia nestas instituições, nomeadamente através de eleição direta para os seus diversos órgãos e reforço dos apoios sociais diretos e indiretos aos estudantes.”
A cabeça de lista criticou “o desinvestimento e subfinanciamento do ensino superior por parte do Estado, que tem sido uma constante, destacando que a Universidade do Minho foi particularmente penalizada devido à fórmula de cálculo de financiamento que se revelou penalizadora para esta instituição.”
Por outro lado, Margarida Isaías, presidente da AAUM, e Luís Guedes, presidente-adjunto, destacaram as despesas com o alojamento, alimentação e material como principais preocupações. Além disso, “mostraram-se preocupados com o atraso das obras na residência em Braga e reclamam a necessidade de proceder à reabilitação das residências já existentes. Os representantes da AAUM reclamam também que o passe gratuito para estudantes não tenha limite de idade e que permita aos estudantes realizar múltiplos trajetos de mobilidade e não apenas um”, pode ler-se em comunicado enviado às redações.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 8, 2025
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira como o novo Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV.
Maio 8, 2025
O Conclave já decidiu, tocam os sinos no Vaticano, num [...]
Maio 8, 2025
As sessões decorrem no Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, entre as 19h00 e as 20h30, e têm como objetivo esclarecer trabalhadores e empregadores sobre os seus direitos e deveres no contexto laboral.