Livro e música abordam a guerra na Ucrânia para os mais novos

Betweien, spin-off da UMinho, disponibiliza ambos os conteúdos online e grátis, que também ajudam educadores e docentes a explicarem o tema.

Narciso-Moreira-barra

A criança ucraniana Yarina vivia em segurança e liberdade, mas uma guerra obrigou-a a refugiar-se noutro país, deixando para trás o pai a combater. Com a ajuda da mãe, criou uma estratégia para levar o medo consigo na viagem e para manter a coragem”. Este é o mote do livro digital “A cor do meu medo”, que a Betweien, uma jovem empresa educacional da Universidade do Minho, lançou para explicar aos mais novos o atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

© Direitos Reservados

“As crianças portuguesas estão com dúvidas e preocupadas com o conflito militar, por isso quisemos abordar de forma simples como podem estar a viver as famílias naquele cenário e, ainda, sensibilizar para as consequências do conflito”, diz o fundador da Betweien, Narciso Moreira, que é licenciado e mestre em Educação pela UMinho.

A equipa decidiu desenvolver e disponibilizar ao mundo estas duas ferramentas pedagógicas para “cumprir a sua responsabilidade social” e, por outro lado, “ajudar educadores e professores a trabalhar este assunto com que as crianças lidam diariamente nas televisões, nas redes e nas conversas, sem às vezes perceberem o que se passa”. Os conteúdos apresentam, por isso, o olhar de uma criança tendo sido produzidos num curto espaço de tempo para responder agilmente ao processo de compreensão dos mais novos, fechando com uma mensagem de simbolismo e esperança.

O ebook infantil pode ser descarregado gratuitamente em www.betweien.com, e é acompanhado do videoclipe “Pintar o mundo”, acessível em youtube.com/cabecanoar.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES