Livro “O Desenho no Bordado de Guimarães” apresentado esta sexta-feira
"O Desenho no Bordado de Guimarães", produzido por Maria do Céu Freitas, é uma obra que permite aprofundar os conhecimentos sobre o bordado tradicional da cidade berço.

© Cãmara municipal de Guimarães
O documento, com cerca de 200 páginas, foi iniciado há vários anos e apresenta novas visões ao Bordado de Guimarães, sobretudo no que toca ao papel do desenho.
O documento foi apresentado na Casa da Memória de Guimarães, na tarde desta sexta-feira, 29 de dezembro. O evento contou com a presença de Maria do Céu Freitas, Domingos Bragança, presidente da câmara municipal de Guimarães, e Paulo Lopes Silva, vereador com os pelouros da cultura e presidente da “A Oficina”.
O edil destacou que a publicação “permite proteger a autenticidade do Bordado de Guimarães e mostrar a riqueza cultural da cidade”, acrescentando que o trabalho de Maria do Céu Freitas promove a recolha “documental inestimável para aumentar a dimensão patrimonial de Guimarães.”
Já a autora agradeceu à família, alunas e formandas, e às instituições que disponibilizaram material.
A cerimónia de apresentação foi acompanhada por um momento musical proporcionado por José Miguel Freitas e Mariana Vero, nas cordas, e Paulo Freitas e Anita Oliveira, no saxofone.





