Loja do Cidadão: Câmara estuda alternativas à Rua de Santo António
Centro Comercial Santo António continua a ser a localização preferencial.

A Câmara Municipal de Guimarães já está a estudar alternativas à Rua de Santo António para a instalação da Loja do Cidadão. A informação foi avançada por Domingos Bragança aos jornalistas no final da reunião do executivo municipal desta quinta-feira, 5 de maio.

Para o presidente do município, o Centro Comercial Santo António continua a ser a localização preferencial, uma vez que permitiria “dinamizar as atividades comerciais daquela centralidade comercial”, mas o acordo com os proprietários dos edifícios está longe de estar firmado.
“Apesar deste tempo todo de espera e de o espaço estar com muito pouca dinâmica e movimento”, há um dos três proprietários que não aceita o valor proposto pelo município, explica Domingos Bragança sem adiantar o valor indicado.
As negociações ainda decorrem, mas o proprietário fez saber que “o preço oferecido pela Câmara é muito abaixo do esperado” e que tem “ofertas de privados bastante superiores”.
O autarca sublinha que “há outras respostas possíveis” para localizar a Loja do Cidadão, nomeadamente edifícios que são propriedade da Câmara e que estão a merecer requalificação.
“Agrada-me imenso a intervenção nestes edifícios na frente da Câmara, desde a biblioteca, do Edifício do Leite e do edifício onde funcionavam os serviços financeiros, incluindo o edifício da antiga GNR”, revelou Domingos Bragança. Neste último local, a intervenção seria “muito cuidada para acomodar e integrar este edifício no conjunto do centro histórico”, detalhou o edil.
Assim, para levar a cabo uma reabilitação profunda da quela zona central, seria também necessário chegar a acordo com o proprietário do edifício amarelo, já que este é o único que a Câmara não detém.
O conjunto de edifícios integraria a Loja do Cidadão e a sede da Assembleia Municipal.
Domingos bragança afasta a possibilidade de seguir para expropriação e garante que dentro de 15 dias haverá uma decisão final.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 5, 2025
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu interditar por um jogo o setor da claque White Angels, situado na bancada topo sul do Estádio D. Afonso Henriques, na sequência dos incidentes ocorridos durante o encontro entre o Boavista e o Vitória de Guimarães, a 09 de março, no Estádio do Bessa.
Maio 5, 2025
O Executivo Municipal de Guimarães reuniu-se esta segunda-feira, 05 de maio, com uma agenda composta por nove propostas, destacando-se a abertura da discussão pública da 2.ª Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). A proposta foi aprovada com a abstenção da Coligação Juntos por Guimarães (PSD-CDS/PP).
Maio 5, 2025
A CP – Comboios de Portugal alertou, na passada sexta-feira, dia 02, para possíveis perturbações na circulação ferroviária entre os dias 07 (quarta-feira) e 14 de maio, devido a várias greves convocadas por diferentes sindicatos do setor.