Loja do Cidadão: Câmara estuda alternativas à Rua de Santo António

A Câmara Municipal de Guimarães já está a estudar alternativas à Rua de Santo António para a instalação da Loja do Cidadão. A informação foi avançada por Domingos Bragança aos jornalistas no final da reunião do executivo municipal desta quinta-feira, 5 de maio.

© Direitos Reservados

Para o presidente do município, o Centro Comercial Santo António continua a ser a localização preferencial, uma vez que permitiria “dinamizar as atividades comerciais daquela centralidade comercial”, mas o acordo com os proprietários dos edifícios está longe de estar firmado.

“Apesar deste tempo todo de espera e de o espaço estar com muito pouca dinâmica e movimento”, há um dos três proprietários que não aceita o valor proposto pelo município, explica Domingos Bragança sem adiantar o valor indicado.

As negociações ainda decorrem, mas o proprietário fez saber que “o preço oferecido pela Câmara é muito abaixo do esperado” e que tem “ofertas de privados bastante superiores”.

O autarca sublinha que “há outras respostas possíveis” para localizar a Loja do Cidadão, nomeadamente edifícios que são propriedade da Câmara e que estão a merecer requalificação.

“Agrada-me imenso a intervenção nestes edifícios na frente da Câmara, desde a biblioteca, do Edifício do Leite e do edifício onde funcionavam os serviços financeiros, incluindo o edifício da antiga GNR”, revelou Domingos Bragança. Neste último local, a intervenção seria “muito cuidada para acomodar e integrar este edifício no conjunto do centro histórico”, detalhou o edil.

Assim, para levar a cabo uma reabilitação profunda da quela zona central, seria também necessário chegar a acordo com o proprietário do edifício amarelo, já que este é o único que a Câmara não detém.

O conjunto de edifícios integraria a Loja do Cidadão e a sede da Assembleia Municipal.

Domingos bragança afasta a possibilidade de seguir para expropriação e garante que dentro de 15 dias haverá uma decisão final.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?