Loja Oficina acolhe exposição “Há Sempre Alguém que Sonha em Qualquer Parte!”
A Fraterna, no âmbito do projeto Estação Guimarães Norte, financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, vai inaugurar na Loja Oficina, situada na R. Rainha Dona Maria II 134, em Guimarães, uma exposição intitulada "Há Sempre Alguém que Sonha em Qualquer Parte!". O evento terá lugar no dia 4 de janeiro, às 10h30.

A exposição apresenta as criações resultantes de três oficinas criativas: “Mãos de Cerâmica”, “As Figuras” e o “Mundo em Papel”, que envolveu, durante um ano e meio, um grupo de participantes do projeto que explorou, “não apenas as artes visuais, mas também construiu espaços de partilha, interajuda e empatia”, anuncia o município no seu site.
Cada peça exposta, por isso, “transcende a sua natureza artística, representando testemunhos de mudança, transformação e oportunidade que cada participante concedeu a si mesmo e aos outros”.
A oficina “Mãos de Cerâmica” foi inspirada pela citação de José Queirós em 1907, quando dizia que “A cerâmica é uma das manifestações do engenho humano que mais têm prendido a atenção do homem”. Esta oficina “mergulhou na opulência da arte da forma e da cor”. Envolveu “vinte mãos colaborativas”, num ambiente acolhedor cedido pela União de Freguesias de Prazins Santo Tirso e Corvite, guiadas por uma ceramista experiente, Ana ferreira, e deram vida a peças que refletem histórias, memórias e tradições da região.
“As Figuras e o Mundo em Papel”, foi uma oficina dedicada a construir através do papel, do cartão, com tecidos e desperdícios, construindo “figuras representantes de quem as constrói, construir mundos em papel idealizados em sonhos, por pessoas reais”. Sob a orientação de Cristina Cunha, estas duas oficinas exploraram o autoconhecimento e a criatividade.
Às terças-feiras, o Espaço Arte Cultura em Ronfe viu o nascimento de figuras que revelam identidades em cada detalhe. E às quintas-feiras, na sala do Projeto Estação Guimarães Norte, criou-se um “mundo dos sonhos com árvores e animais coloridos de formas e tamanhos diversos”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 21, 2025
A Câmara Municipal de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia vão assinar amanhã, sábado, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja, o protocolo de cooperação para a criação do Parque Florestal da Quinta de Ponte.
Março 21, 2025
Isto quer dizer que a associação espera que haja uma cooperação por parte da autarquia, e que este debate de ideias, que ocorreu no Centro Cultural Vila Flor, na última quinta-feira, não signifique apenas uma das iniciativas a compor um programa de aniversário.
Março 21, 2025
A Vimágua iniciou uma empreitada de extensão de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais em várias ruas da Freguesia de Gonça e da União de Freguesias de Atães e Rendufe.