Loja Oficina apresenta programa de Mudança e Intervenção Criativa em Artesanato

Na Loja Oficina, situada na rua da Rainha D.ª Maria II, no centro histórico de Guimarães, irá decorrer um novo programa de Mudança e Intervenção Criativa em Artesanato (MICA), cuja apresentação está marcada para o próximo dia 30 de outubro, às 17h00. Para além de símbolo e motor da preservação e promoção das artes e mesteres tradicionais de Guimarães e espaço associado ao emblemático Alberto Sampaio, a Loja Oficina prepara-se para ser, a partir do final deste mês, ponto de encontro de criativos e artesãos em torno do saber-fazer e das técnicas de execução das artes tradicionais vimaranenses, dando lugar à inovação e pensamento do artesanato na atualidade. 

O nome deste programa é inspirado na mica (do latim micare, o m. q. brilho), um pó de moscovite que é aplicado na decoração da Cantarinha dos Namorados. Sem a aplicação de motivos de barro envolto em pó de moscovite, a Cantarinha dos Namorados ter-se-ia extinguido na última fase da Revolução Industrial, como foi o caso de muitos outros objetos utilitários.

A Oficina, através da sua intervenção nas áreas do Património e Artesanato, decide, assim, criar na sua loja um espaço que irá convidar artesãos, artistas e designers a “desenvolverem um programa de mudança e intervenção criativa no artesanato local, sob a forma de ateliê expositivo”, explica A Oficina.

Aberta ao público, a apresentação deste novo espaço de criação terá lugar no dia 30 de outubro, às 17h00, e contará com a partilha de experiências de Cristina Vilarinho e Alberto Azevedo, criadores do Projeto A2.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?