Luís Freire é o novo selecionador da Seleção Nacional Sub-21
Aos 39 anos, o treinador prepara-se para abraçar um novo desafio na carreira, depois de ter orientado o Vitória na segunda metade da última época.

© FPF
Luís Freire foi estaoficializado como novo selecionador da equipa nacional de sub-21, sucedendo a Rui Jorge após um ciclo de mais de 14 anos. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) justifica a escolha com o “perfil claramente ambicioso” de Freire, destacando a sua experiência no futebol profissional e a capacidade de trabalhar com jovens talentos.
Sem clube desde maio, após a sua saída do emblema vimaranense, Freire apresenta um percurso marcado pela ascensão rápida no futebol português. Em Guimarães, registou oito vitórias, seis empates e cinco derrotas em 19 jogos. Antes disso, esteve três épocas ao serviço do Rio Ave, onde conquistou a II Liga em 2021/22 e garantiu a permanência no principal escalão nas duas temporadas seguintes. O currículo inclui ainda passagens por Ericeirense, Pêro Pinheiro, Mafra — com quem venceu o Campeonato de Portugal em 2017/18 —, Estoril Praia e Nacional.
À frente da seleção sub-21, Luís Freire terá como principais metas a qualificação para o Campeonato da Europa de 2027 e o apuramento para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. A sua nomeação marca o início de um novo ciclo, após a eliminação de Portugal nos quartos de final do último Europeu da categoria, frente aos Países Baixos, a 21 de junho, em Zilina, na Eslováquia.
Com esta aposta, a FPF procura dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento de jovens promessas, agora sob a liderança de um técnico que se tem afirmado pelo pragmatismo, ambição e capacidade de construir equipas competitivas.