Luís Freire: “Não foi hoje que o Vitória perdeu a Europa”
O Vitória SC encerrou a temporada com uma derrota por 2-0 frente ao campeão Sporting, em Alvalade, e falhou o objetivo da qualificação europeia. No final da partida, Luís Freire assumiu o desfecho e fez um balanço positivo da época, mesmo sem alcançar o grande objetivo.

© Vitória SC
“Tivemos uma época longa, com 52 jogos. É sinal de crescimento, de ambição. O Vitória quer estar nestes patamares competitivos. Fizemos uma grande Liga Conferência, representámos Portugal com qualidade.”
O técnico sublinhou a boa segunda volta dos vimaranenses, mas reconheceu que o atraso acumulado na primeira metade do campeonato foi difícil de anular.
“Fizemos 29 pontos na segunda volta, mais do que o Santa Clara, que ficou em 5.º. Faltaram três pontos. Houve momentos decisivos ao longo da época — não foi hoje que perdemos a Europa.”
Sobre o jogo com os leões, Freire não escondeu a superioridade do adversário:
“Tivemos posse, mas não criámos perigo. O Sporting controlou bem. A partir do 1-0 tornou-se muito complicado. Tentámos levar o jogo até onde pudéssemos provocar um erro, mas não conseguimos.”
Apesar da desilusão, o treinador elogiou os seus jogadores e agradeceu o apoio dos adeptos.
“Tenho um balneário triste. Queríamos muito voltar à Europa. Mas estou orgulhoso do grupo e dos nossos adeptos. Lutámos até ao fim.”
Luís Freire deixou ainda uma garantia para o futuro: “O Vitória vai voltar a lutar pelas taças, pelo campeonato e pelos lugares europeus. Esta é a nossa ambição.”