Luís Pinto destaca controlo do Vitória na difícil vitória frente ao Moreirense
O treinador considerou que, apesar de a exibição não ter sido brilhante, a sua equipa foi globalmente superior e mereceu o triunfo.

© VSC
Luís Pinto analisou a vitória do Vitória frente ao Moreirense, por 1-0, na conferência de imprensa realizada na noite desta sexta-feira, no final do encontro.
O técnico explicou que o plano inicial passava por apresentar quatro jogadores com forte pendor vertical no ataque. Nélson era, ainda assim, o menos vertical do quarteto, e a equipa técnica acreditava que o Moreirense, que atuou com um central adaptado, acabaria por baixar para uma linha de cinco. Esse cenário não se confirmou, o que impediu o Vitória de criar a vantagem estratégica que pretendia a partir da construção a três.
Durante o encontro, a entrada de Samu revelou-se decisiva para dar maior critério ao jogo ofensivo. O médio trouxe capacidade para procurar espaços onde o Vitória não estava a conseguir chegar, melhorou a ligação entre setores e ajudou a equipa a assumir maior controlo do jogo. “Apesar de não ser um jogo espetacular da nossa parte, o domínio foi nosso”, sublinhou Luís Pinto, reconhecendo que o Moreirense teve momentos de posse, mas raramente criou situações de perigo, fruto do bom posicionamento defensivo vitoriano.
O treinador abordou ainda as dificuldades sentidas quando a pressão inicial deixou de ser tão eficaz. Sempre que conseguiu pressionar alto, o Vitória recuperou bolas em zonas adiantadas, mas a qualidade do adversário acabou por tornar essa tarefa mais complexa, levando a alguns desequilíbrios, sobretudo com os extremos do lado oposto demasiado projetados. Essa situação foi corrigida na segunda parte, período em que a equipa se mostrou mais compacta e segura.
Luís Pinto destacou também a gestão do jogo nos minutos finais e o impacto de Ndoye, lançado com a intenção de fazer a diferença numa fase em que o Moreirense costuma revelar maior fragilidade. O avançado, que já tinha deixado boas indicações frente ao Estoril apesar da falta de eficácia, voltou a mostrar evolução. Desta vez não marcou, mas foi determinante ao conquistar o penálti que decidiu o encontro.
Questionado sobre o próximo desafio, o treinador preferiu não levantar o véu, garantindo apenas que o plano será preparado ao longo da semana, à semelhança do que aconteceu para este encontro frente ao Moreirense.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 20, 2026
O técnico assumiu a dificuldade do desafio, mas garantiu ambição total para discutir o resultado.
Fevereiro 20, 2026
A Assembleia Municipal de Guimarães realiza no próximo dia 27 de fevereiro de 2026, às 21h00, uma sessão ordinária no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.
Fevereiro 20, 2026
Francisco Ferreira Machado, aluno do 1.º ano da Licenciatura no Departamento de Música e estudante de Viola d’Arco, foi distinguido com o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Corda Cidade de Vigo, que decorreu a 7 de dezembro.
Fevereiro 20, 2026
O treinador do Vitória, Luis Pinto, abordou, esta sexta-feira, a expectativa para o dérbi entre Vitória e Sp. Braga, destacando a intensidade e a emoção que o confronto promete.
Fevereiro 20, 2026
Cerca de uma centena de trabalhadores do Grupo Celeste concentraram-se na manhã desta sexta-feira, 20 de fevereiro, à porta da sede da empresa, em Polvoreira, numa ação de protesto marcada pela indignação e pela incerteza quanto ao futuro. Em causa está a crise de gestão que se arrasta desde o ano passado e que, segundo os trabalhadores, tem provocado atrasos no pagamento de salários e subsídios, deixando famílias sem rendimentos. O grupo emprega, na totalidade, cerca de 300 pessoas.
Fevereiro 20, 2026
Guimarães prepara-se para receber, na próxima segunda-feira, 23 de fevereiro, a primeira sessão do recém-criado Vimaranes Toastmasters, um clube dedicado ao desenvolvimento de competências de comunicação e liderança. A sessão inaugural terá lugar na Biblioteca Municipal Raul Brandão, num espaço emblemático do centro histórico vimaranense, com início marcado para as 19h45.





