Luís Pinto: “Somar os mesmos pontos da época passada deixa-nos felizes”
O Vitória Sport Clube começou 2026 da melhor forma ao vencer o Nacional por 2-1, em jogo da 17.ª jornada da Liga Betclic, resultado que permite aos conquistadores ascenderem, provisoriamente, ao sexto lugar da tabela classificativa, com 25 pontos.

© Vitória SC
No final da partida, Luís Pinto assumiu o alívio por um triunfo conquistado com dificuldade frente a um adversário bem organizado. “Entrámos da melhor forma em 2026. Entrámos a vencer, algo que queríamos. Foi um jogo extremamente difícil. O Nacional é uma equipa extremamente bem organizada”, sublinhou o técnico vitoriano, destacando as exigências táticas do encontro.
Segundo o treinador, a paciência foi determinante num duelo disputado no Estádio D. Afonso Henriques. “Num momento, parece que temos tempo, e, no seguinte, estamos sob pressão. Foi um jogo que nos obrigou a ter muita paciência. A paciência no nosso estádio não é fácil de ter”, referiu, elogiando ainda a maturidade da equipa: “Tivemos personalidade para aguentar a organização do Nacional”.
Luís Pinto explicou também as melhorias da equipa na segunda parte, após ajustes no onze. “Quando colocámos jogadores mais rápidos, começámos a ser mais perigosos, com mais espaço e tempo para atacar, e julgo que fomos justos vencedores”, afirmou.
Entre os destaques individuais, o treinador falou sobre a evolução de Noah Saviolo, apontando o crescimento do jovem jogador como natural. “Tem a ver com crescimento. Passou para um contexto de mais pressão. Na equipa principal, é preciso estofo para render”, explicou, acrescentando que o rendimento do atleta resulta “da parte mental, da parte física e do melhor conhecimento da Liga”.
Sobre o balanço da primeira volta, Luís Pinto mostrou-se satisfeito com o percurso realizado. “Faz-se pelos números. Temos o mesmo número de pontos que tínhamos na época passada na mesma altura”, lembrou, valorizando a aposta em jogadores jovens. “Fazer isso e somar os mesmos pontos que o Vitória tinha na época passada deixa-nos felizes. Queremos continuar a somar no campeonato”.





