Luís Soares apresenta estratégia para reforçar o PS no Distrito de Braga
Na noite desta terça-feira, dia 17 de setembro, Luís Soares apresentou a sua Moção Global de Estratégia para o distrito de Braga no Auditório da Escola D. Maria II, em Braga.

© Luis Soares
Na apresentação, o candidato sublinha a importância de modernizar as estruturas com a participação de jovens, mulheres e da sociedade civil, ao mesmo tempo que defende o respeito pelo passado do partido. “Nós temos projetos, temos ideias e estamos no terreno desde maio a ouvir os nossos militantes e as suas preocupações, porque cada um conta”, afirma.
Luís Soares destaca também a necessidade de reforçar as relações na Euroregião com a Galiza e apresenta uma série de propostas que visam criar um conselho consultivo, realizar uma cimeira interfederativa com os distritos da Região Norte e promover a igualdade de género nos órgãos do partido. O candidato admite ainda que o Partido Socialista deve liderar uma estratégia para recuperar a importância política do Distrito de Braga, tanto na região como no país. “A nossa candidatura conseguirá recuperar o espaço que o Distrito de Braga perdeu e que é nosso por direito próprio”, assume.
Perante uma plateia que contou com intervenções de Palmira Maciel, Artur Feio e Hugo Pires, o candidato reitera a necessidade do PS valorizar os trabalhadores e empresários locais, assim como, os quadros do partido no distrito. “O distrito de Braga tem de voltar a ser o farol de Portugal”, diz.

© Luís Soares
Na Moção Global de Estratégia, o candidato apresenta nove objetivos para “mudar a Federação de Braga do Partido Socialista”, nomeadamente, respeitar a história do PS, preparar as eleições autárquicas, contribuir para a formação de quadros, promover a igualdade de género nos órgãos do partido, desenvolver políticas públicas comuns para as regiões do Ave e do Cávado, afirmar o distrito de Braga na região, tornar o distrito de Braga como centro político da Euroregião Norte-Galiza, abrir o PS à juventude e à sociedade e reconquistar o espaço político do distrito de Braga no contexto nacional.
No final do discurso, Luís Soares expressa que no dia 28 de setembro, dia das eleições, “os militantes podem escolher entre um candidato de continuidade ou uma mudança para o PS no Distrito de Braga”.
A próxima sessão da campanha de Luís Soares está marcada para sexta-feira, dia 20 de setembro, no Auditório da Escola Francisco de Holanda, em Guimarães.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 31, 2025
O ano de 2025 ficará registado na história política de Guimarães como um ponto de viragem. A vitória de Ricardo Araújo e da coligação Juntos por Guimarães nas eleições autárquicas marcou o fim de um ciclo longo de 36 anos de governação socialista no município. A mudança não foi apenas de protagonistas, mas sobretudo de paradigma político, refletindo um desejo claro de renovação por parte dos vimaranenses.
Dezembro 31, 2025
A Irmandade de São Crispim e São Crispiniano foi condecorada esta terça-feira, 30 de dezembro, pelo Presidente da República com a Medalha de Mérito Social, numa cerimónia solene realizada no Palácio de Belém, em Lisboa. A distinção reconhece o trabalho social desenvolvido de forma contínua pela instituição vimaranense ao longo de mais de sete séculos, afirmando-a como uma das mais antigas referências de solidariedade ativa no país.
Dezembro 30, 2025
O Estádio D. Afonso Henriques será palco do primeiro jogo de 2026, na sexta-feira, dia 2 de janeiro, com início marcado para as 20h45.
Dezembro 30, 2025
António Cunha anunciou a sua recandidatura ao cargo de presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR Norte), apresentando-se novamente como candidato independente e defendendo uma liderança regional "próxima, experiente e orientada para os desafios estruturais que a Região enfrenta".
Dezembro 30, 2025
A entrada no novo ano em Guimarães deverá ser marcada por temperaturas baixas, mas sem precipitação no momento da passagem de ano. De acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, pelas 0h00 de 01 de janeiro os termómetros deverão marcar cerca de 3 graus Celsius.
Dezembro 30, 2025
O ano de 2026 deverá ser marcado por um abrandamento da inflação para 2,1% e por um novo alívio no IRS, mas este cenário não impedirá uma subida generalizada dos preços de vários bens e serviços essenciais.





