Luís Soares apresenta voto de saudação pelo aniversário do Taipas na Assembleia da República

No âmbito da comemoração do centenário do Clube Caçadores das Taipas, Luís Soares, deputado e presidente da Junta de Freguesia de Caldeldas, apresentou um voto de saudação na Assembleia da República.

© Luís Soares

No seu voto, Luís Soares dá conta que “a 19 de novembro de 1923, no Edifício Termal das Taipas nasceu o Clube Caçadores das Taipas. Foi o terceiro clube do Distrito de Braga, logo após a criação do Sporting Clube de Braga e do Vitória Sport Club. Em Guimarães foi o segundo clube mais antigo do Concelho, o que expressa bem a importância da Vila de Caldas das Taipas no Concelho de Guimarães e no Distrito de Braga.

​Este clube vai muito além do seu palmarés desportivo, do qual consta o título nacional da 3ª divisão em 2000-2001, várias presenças nos campeonatos nacionais da 2ª divisão, 3 conquistas da Taça da Associação de Futebol de Braga, bem como, diversos títulos distritais seniores e nos seus escalões de formação, perto de três dezenas de participações na Taça de Portugal, com chegada, por duas vezes, aos oitavos de final da prova e participações em campeonatos nacionais.

O clube Caçadores das Taipas representa uma Vila e toda a região Norte do Concelho de Guimarães que sempre se uniu em torno da sua modalidade mais representativa, o futebol. ​Todavia, numa primeira fase, a atividade concentrou-se nas provas de tiro e caça, tendo participado e obtido títulos nacionais nessas modalidades, tendo iniciado a prática de futebol apenas de forma não oficial, primeiro em encontros amigáveis contra outras equipas da região e em 1926 oficialmente em provas da Associação de Futebol de Braga, mantendo a sua atividade ininterrupta ao serviço do desporto desde então de que é sócio honorário, por reconhecimento atribuído no ano de 1997.

Na atualidade o clube proporciona a prática desportiva a centenas de crianças e jovens nos seus escalões de formação, ajudando-os a crescer como atletas e como homens. A coletividade desportiva Taipense, viu ser-lhe declarado o Estatuto de Utilidade Pública por publicação em Diário da República N.º 292, II Série 16/12/1993 e por deliberação de 21 de maio de 1998, foi distinguida pelo Município de Guimarães com a Medalha de Mérito Desportivo em Ouro. Também em junho de 2017 foi reconhecida pela Freguesia de Caldelas, com a Medalha de Mérito Desportivo pelo contributo na promoção, divulgação e desenvolvimento do desporto naquela freguesia.”

A proposta para a atribuição da saudação ao Clube Caçadores das Taipas foi entregue na quinta-feira passada, dia 23 de novembro, dia em que o clube vimaranense completou 100 anos de história.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES