Má qualidade de refeições escolares leva a concentração de pais amanhã junto à Câmara

O encontro, que pretende ser uma concentração pacífica, tem como objetivo elevar a voz do descontentamento dos encarregados de educação sobre as refeições servidas nas cantinas das escolas, para que algo possa mudar.

© Direitos Reservados

O caso que tem marcado a atualidade local aconteceu na Escola D. Afonso Henriques. em Guimarães, mas depois de divulgado, outros pais de alunos de outras escolas do concelho foram-se manifestando, demonstrando a mesma preocupação proveniente de queixas dos filhos em relação às refeições servidas nas unidades de ensino.

Uma das mães dos alunos, Bárbara Fernandes, partilhou no Facebook uma fotografia do prato servido na escola, composto por massa, alface e uma omelete que, segundo a imagem, apresentava um aspeto poroso. O caso reacendeu o debate sobre a qualidade da alimentação nas escolas e a responsabilidade das empresas fornecedoras, levando vários pais a exigirem melhorias no serviço prestado.

© Direitos Reservados

Segundo Bárbara Fernandes, para amanhã, sábado, às 10h30, está agendada uma concentração de pais e encarregados de educação das escolas do concelho, em frente à Câmara Municipal de Guimarães. Diz esta mãe que o objetivo é perceber a dimensão deste problema e permitir que os pais partilhem as suas preocupações. O ideal, referiu ao Mais Guimarães, é que alguém do Município pudesse estar presente para os receber. “Eu penso que isso não irá acontecer, mas seria bom, estamos a falar, em alguns casos, na única refeição quente que os alunos podem ter no dia”.

“Depois de ter feito a publicação, o meu telefone nunca mais parou com outros pais a reagirem e a mandarem fotos que os filhos, às escondidas conseguem tirar aos pratos. É nojento. Voltem a pôr as cantinas a funcionar, promovam mais postos de trabalho, no meu tempo eu estava sempre desejosa de almoçar no refeitório e agora nem sabemos o que os nossos filhos comem”, diz Bárbara Fernandes.

“Houve um caso em que um aluno perguntou à mãe se o frango tinha espinhas… o que leva a crer que a higiene também pode ser um caso a discutir”. “É lamentável que os nossos filhos sejam sujeitos a este tipo de banquete. Eu, como todos os pais, pagamos para ter comida e não este prato de refeição servido ontem [segunda-feira] na escola D. Afonso Henriques. Vergonha”, partilhou a mãe. A empresa responsável pelas refeições servidas será alvo de uma auditoria, segundo a Câmara Municipal, mas os pais querem garantias de que situações como estas não se repitam.

© Direitos Reservados

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES