MAIOR ABÓBORA DE PORTUGAL ESTÁ EM GUIMARÃES

© Mafalda Oliveira/Mais Guimarães

Há uma mercearia em Guimarães que tem em exposição a maior abóbora de Portugal, com 429 kilos.

A abóbora, que até ao final de outubro ficará em exposição no espaço comercial na Rua D. Joao I, foi, aliás, reconhecida com o GPC Great Pumpkin Commonwealth, em França, com o 3º lugar, a 6 de outubro de 2019, no Concours National des Fruits et Légumes Géants, de acordo com a proprietária.

A abóbora pertence a uma variedade de abóbora gigantes e foi produzida em Gondomar, pelo engenheiro agrónomo José Martino, plantada a 28 de abril e colhida a 4 de outubro.

Esta foi uma forma também de promover o espaço, aberto recentemente na cidade berço. “Foi plantada por um amigo e estávamos a conversar que seria bom fazer alguma coisa e os vimaranenses mereciam ver algo assim”, frisou a proprietária da mercearia, Carla Lemos.

A abóbora ficará em exposição em Guimarães até ao final de outubro, a tempo do Halloween. “Também juntamos o útil ao agradável, apesar de em Guimarães e em Portugal não haver o hábito do Halloween, foi uma forma de também o celebrar”.

© Mafalda Oliveira/ Mais Guimarães

Um dos grandes desafios foi o transporte da abóbora, segundo Carla Lemos. “Tem que ser transportada com muito cuidado porque se se ferir um bocadinho, fica podre e vai estragar. Foi preciso trazer uma empilhadora, uma porta paletes, tirar a porta, foi mesmo um filme.”, admite.

A abóbora regressa no final do mês para Gondomar, onde será repartida para alimentação animal, “principalmente para porquinhos”, esclarece. “Para sopas não é muito boa, porque estes frutos não são produzidos para a nossa alimentação, mas sim para os animais”, conta.

Carla Lemos pretende ainda, ao longo do mês, desafiar os seus fornecedores a fazerem combinações improváveis com a abóbora, “para percebermos também que é versátil, não só para fazer sopas, nem a tradicional compota”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?