Mais de 100 pessoas marcharam pela inclusão em Guimarães
Marcha LGBTQIA+ aconteceu este sábado.

A Plataforma das Artes, em Guimarães, foi o ponto de encontro de mais de uma centena de participantes da Marcha LGBTQIA+, este sábado, 02 de julho.

A preparação do evento, que teve como mote “Guimarães conquistando direitos”, esteve a cargo do Grupo de Apoio a Pessoas Queer (GAPQ), encabeçado por Diogo Barros. Ao longo de vários meses, o movimento pretendeu envolver a comunidade vimaranense, bem como as diferentes associações e forças políticas. Em representação do PAN, do BE e do MAS, o representante vincou “a necessidade de uma tomada de ação por parte do poder local” que passa pela criação de um Plano Municipal para a Igualdade.
“Estou de dieta. Não engulo preconceito”, “resistência queer é anticapitalista” ou “minha sexualidade, meu corpo, minha escolha” foram algumas das mensagens escritas nos cartazes pintados com as cores do arco-íris que percorreram as artérias da cidade-berço.
Guimarães foi a primeira de quatro onde a iniciativa vai chegar. Destacando que “mesmo com apenas dez pessoas a Marcha iria avançar”, todos foram “surpreendidos com a grande adesão”, que se revelou um bom presságio para as próximas datas marcadas em Barcelos, Esposende, Vizela e Famalicão.
Um dos pontos de paragem da Marcha foi precisamente o Tribunal de Guimarães. A escolha prendeu-se com o facto de considerarem que “a justiça tem falhado em proteger as vítimas da comunidade LGBTQIA+, mas também as vítimas de violência doméstica e racismo”.
Assim, anunciaram que pretendem ver criado um centro municipal LGBTI+ com disponibilidade de atendimento nas áreas de violência e discriminação, empregabilidade, saúde e apoio integral para pessoas trans. A celebração do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, que acontece a 17 de maio, e a reestruturação do SNS para que consiga atender problemas particulares da comunidade são outras das medidas que querem ver concretizadas.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2023
A autora apresenta o seu livro "O Menino Borboleta", que conta a história de um menino com epidermólise bolhosa, este domingo, dia 03 de dezembro, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF). A sessão inicia às 16h00.
Dezembro 3, 2023
O evento, que apresenta vários livros e diversas atividades para as crianças, decorre até este domingo, dia 03 de dezembro, na Fábrica de Santo Thyrso.
Dezembro 3, 2023
Os cónegos recebem os encarnados neste domingo, dia 03 de dezembro, pelas 18h00, a contar para a 12.ª jornada da Liga Portugal.