MAIS DO MESMO?
ANTÓNIO ROCHA E COSTA Analista Clínico
por ANTÓNIO ROCHA E COSTA
Analista Clínico
Seguindo o exemplo dos ilustres cronistas que me precederam nos dois primeiros números deste neófito
periódico, começarei, como se diz na gíria popular, por “falar para o umbigo”.
Desde que se calaram, por penúria de meios materiais, vozes livres que enriqueciam a democracia e a “polis”, Guimarães ficou “menos Guimarães”.
Eu próprio, que tive a honra e o privilégio de dirigir durante alguns anos um desses projectos jornalísticos que não resistiu às vicissitudes dos tempos em que vivemos, venho afirmando repetidamente que, sem uma imprensa independente, isenta e plural, a cidade e o concelho não têm por onde respirar, sendo que
a sua respiração é nada mais nada menos que a expressão das ideias, das opiniões, dos pontos de vista, dos seus cidadãos e a narrativa tanto quanto possível verdadeira dos acontecimentos e dos factos que alimentam o pulsar da urbe.
Por isso, quando tive conhecimento de que iria arrancar este projecto jornalístico, ancorado na já razoável experiência da equipa que produz desde há cerca de três anos a revista “Mais Guimarães”, rejubilei com a notícia e, desde já enalteço a coragem daqueles que contra opiniões adversas, decidiram, em boa hora, vencer a inércia e contribuir para uma “Guimarães mais e melhor”.
Contrariamente às opiniões mais pessimistas que há muito decretaram a morte da imprensa escrita, entre outros motivos, pela concorrência impiedosa dos “blogues”, das redes sociais e outros quejandos, estou convicto de que um projecto desta natureza, desde que não se deixe desvirtuar, está destinado a vingar, neste deserto da comunicação, apesar do excesso de ruído, que não é certamente o mesmo que comunicação. Razão tem Umberto Eco, quando afirma que “A leitura é uma necessidade biológica da espécie.
Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade da leitura tradicional”.
Sentirei seguramente imenso prazer em visitar periodicamente este espaço de opinião e procurarei, na minha modesta condição de escriba da província, corresponder às expectativas que em mim depositaram aqueles que me convidaram para participar nesta aventura.
Tentarei abordar temas com interesse para o leitor, privilegiando a realidade de uma cidade, centro de uma região, onde a cultura, o emprego, a saúde, a educação e outros aspectos que contribuem para a felicidade e o bem estar gerais, nem sempre serão precedidosdo sinal “mais”, já que entre o preto e o branco há sempre o cinzento e entre o mais e o menos haverá o “mais ou menos”.
Finalmente, creio que, para vingar, o jornal “Mais Guimarães” terá que ser diferente, quer na abordagem dos factos e dos acontecimentos, quer na capacidade de inovação, caso contrário, corre o risco de vir
a ser “mais do mesmo”. Com a ressalva, naturalmente óbvia,de não pretender alcançaro monopólio da verdade e aqui permitam-me citar Paul Ricoeur, filósofo francês: “Não pode haver uma totalidade da comunicação. Com efeito, a comunicação seria a verdade se ela fosse total”.
Não sendo donos da verdade absoluta, procuraremos disseminar a nossa verdade, através das nossas opiniões, das nossas estórias, das nossas narrativas.
Até breve!
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.