Manuel de Oliveira vence Prémio Carlos Paredes 2023
“Ibéria 20/22”, álbum do guitarrista vimaranense Manuel de Oliveira, foi um dos vencedores do Prémio Carlos Paredes/2023, uma iniciativa da câmara de Vila Franca de Xira.
O álbum Ibéria 20/22 conta com os artistas espanhóis Jorge Pardo e Carles Benavent, mas também com as participações de Quiné Teles, João Frade e Sandra Martins, e de músicos de prestígio internacional na área do jazz, do flamenco e da fusão, que se juntaram a Manuel d’Oliveira.
O juri distinguiu por unanimidade, em ex-aequo, o Ibéria 20/22 de Manuel de Oliveira e Por Esse Mar Abaixo de Carlos Alberto Moniz.
Na atribuição do prémio Carlos Paredes 2023, o júri, constituído pelo poeta José Jorge Letria, por um representante da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, por Amélia Muge, da Sociedade Portuguesa de Autores, Pedro Campos e o crítico musical Rui Filipe Reis, considerou que, do ponto de vista instrumental, em Ibéria, os músicos são “monstruosos”, e que a repetição do álbum é “impossível”.
O júri destacou também a união das musicalidades dos dois países, afirmando que, no Álbum Ibéria 20/22, “Não existem temas no disco, como se diz, isto é, Portugal, e outros temas em que se diz, isto é, Espanha. Nós conseguimos ver quer num caso quer no outro, de repente não é só a Ibéria, é a Ibéria como entidade hospedeira de uma universalidade”.
O álbum esteve em digressão por Portugal e Espanha em 2007, e teve momentos altos como o concerto na Casa da Música no Porto, na comemoração dos 10 anos do disco, em 2012, a gravação de um DVD ao vivo, no âmbito da Guimarães Capital Europeia da Cultura, em 2012, e ainda uma digressão, em 2016, por Portugal.
Ibéria subirá ao palco da Casa das Artes de Famalicão no próximo dia 04 de maio.
Nomes mais conhecidos do grande público e outros menos, da área da música instrumental e da área do canto, como, Rão Kyao e Carminho (2013), Pedro Caldeira Cabral (2014) Ricardo Ribeiro (2017) já foram distinguidos no âmbito do Prémio Carlos Paredes, criado pelo município de Vila Franca de Xira em 2023.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 17, 2024
Os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave foram alertados para o acidente, que ocorreu na Via Intermunicipal, na vila de Serzedelo, pelas 00h06.
Setembro 17, 2024
Na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, pelas 22h00, no Polidesportivo das Taipas, decorrerá o último concerto da temporada cultural dos Banhos Velhos.
Setembro 17, 2024
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a nave principal do campus de Azurém, em Guimarães, recebe quatro dezenas de spin-offs, start-ups e interfaces nas áreas de engenharia, tecnologia e design, além de palestras, elevator pitches e momentos para novas colaborações e oportunidades de negócio. A iniciativa chama-se “Inovar & Empreender” e tem entrada livre para o público em geral.